Se há uma palavra que não cabe no vocabulário de Julia Barbosa essa palavra é “limite”. A jovem Farmacêutica esteta entrega 100% de si em tudo que se propõe a fazer. Não foi diferente na pós-graduação em Farmácia Esteta e assim segue até os dias de hoje. Após formada, Julia quer empregar e gerir na estética criando caminhos e contribuindo para novas histórias de profissionais que irão iniciar na carreira.
Não à toa, Julia foi premiada no Excelência Acadêmica 2023. Sua entrega e comprometimento com a especialização foi vista desde o início das vivências, quando ainda em formação, a farmacêutica esteta foi entrevistada pela nossa equipe. Como foi esse caminho na pós-graduação e as conquistas de Júlia a gente vai conferir agora.
Começou como um sonho – De formanda a profissional de sucesso
Se dermos uma passada rápida pela história de Júlia Barbosa, ainda no início da especialização, veremos uma moça alegre, determinada e comprometida com sua formação. Muito atenta e perceptiva, Júlia era uma das mais focadas nas vivências. Não era de se esperar menos.
Mesmo durante a graduação, o desejo dela era migrar para a estética, mas para chegar no seu objetivo, era necessário trilhar um caminho com muitos obstáculos, mas para quem conhece ela, sabe que nenhum deles seria suficiente para impedi-la.
Na estética Julia via a real possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas sendo a agente desta transformação. Em um dos seus relatos ela disse que atrás do balcão da farmácia “era difícil poder contribuir com alguma ajuda”.
Com esse pensamento ela se especializou em Farmácia Estética e com louvor recebe o prêmio Excelência Acadêmica de 2023.
Dedicada a aprender e aprimorar suas habilidades, ela não para de evoluir e agora possui sonhos ainda maiores de contribuir com a melhora dos seus pacientes e com oportunidades para novos profissionais que possuem o mesmo sonho na estética.
“Conteúdo completo e habilidades para a vida”
Júlia extraiu ao máximo o que consumiu nas vivências clínicas. Vivendo um sonho, ela conta que era a primeira pessoa a chegar e a última a ir embora, só para ter a chance de absorver todos os detalhes necessários para a vida pós especialização.
“Nisso (nas vivências clínicas) o Nepuga não deixa a desejar, eu praticava muito. Antes eu não tinha contato com a estética, mas depois da pós, minha vida tem dado grandes saltos em direção ao sucesso profissional. Só tenho a agradecer”.
Durante a entrevista ela reafirmou a qualidade da especialização, destacando alguns pontos que ela determinou como fundamentais para que ela tivesse a evolução que idealizava. Com tanta instrução e contato com produtos de primeira linha, ela não sentiu dificuldade na transição quando iniciou os atendimentos particulares.
“A pós me ofereceu uma das melhores experiências que pude ter com a estética, os materiais oferecidos, aparelhos, produtos, as pacientes modelo, tudo para tornar a nossa experiência o mais real possível ao consultório, tudo isso para nos deixar mais familiarizados com essa realidade…”
“…me lembro quando atendi a primeira vez fora da pós, aquilo era algo tão normal para mim, que não me senti insegura em nenhum momento, pelo contrário foi algo muito prazeroso e emocionante”
Atuando como farmacêutica esteta ela revela que sua visão do que era a estética foi ampliada. As técnicas e os métodos aprendidos na especialização se alinharam com as suas necessidades e a transformaram em uma profissional segura e competente na realização dos procedimentos e que hoje ela consegue promover exatamente o que pretendia quando iniciou a pós.
“Minha visão mudou muito! Novos horizontes foram abertos, responsabilidades, expectativas positivas e amor por tudo que aprendi.Tendo agora uma ampla modificação no meu conhecimento, tendo como aliadas técnicas incríveis, tenho como desafio aprender cada vez mais, ganhando confiabilidade para alcançar mais oportunidades. Muita gratidão pelas vidas que posso transformar”.
Empregar e gerir na estética – o desejo de empreender
Quando finalizou a especialização, Júlia comenta que não sentiu dificuldade para encontrar oportunidades de trabalho, afinal, estava muito bem preparada, habilitada, para atuar com farmácia estética. Sua maior dificuldade estava em si mesmo. O que ela cita como dificultoso foi vencer suas limitações. Quando ela percebeu que era capaz, tudo mudou. As portas foram se abrindo e ela conseguiu colocar em prática todo seu conhecimento e habilidade.
“Encontrar tais oportunidades, não foi difícil, difícil foi lidar com nossas próprias limitações, Quando deixei o medo e a insegurança de lado, as oportunidades começaram a surgir. Hoje com outra visão, tenho domínio e segurança total do que faço, estou sempre me aprimorando. tive tudo o que precisei na pós para iniciar em uma nova área no campo farmacêutico, novos pacientes me procuram em busca dos resultados que ofereço, existe concorrência, mas quando se faz com excelência o que ama o sucesso é uma consequência”.
O novo sonho de Júlia é virar uma profissional 100% autônoma (Júlia divide seu tempo entre clínicas e seu consultório) capaz de gerir seu próprio negócio. O desejo de empreender é antigo, onde em sua infância, ela realizava vendas de diversos itens em busca de renda. Atualmente ela quer gerar empregos e oportunidades para pessoas assim como ela, também terem a chance de crescer na vida.
“Sempre tive uma mente empreendedora, eu morava no interior e desde pequena vendia queijos, pequenos artesanatos e afins, em tudo o que faço busco ser a melhor, tenho plantado e colhido bons frutos da estética, e me sinto completamente feliz e realizada com essa profissão. Pessoas me procuram para serem atendidas exclusivamente por mim no meu consultório e nas clínicas onde presto serviço e isso tem enchido meu coração de alegria e gratidão”.
“Meu maior sonho e objetivo para o futuro, é empregar e ser a gestora que eu não tive durante minha jornada, formar especialistas, desenvolver profissionais tão bons quanto eu posso ser. Quero direcionar pessoas a alcançarem também seus objetivos dentro da estética, quero pegar na mão de cada um e ensinar como se fosse eu mesma fazendo os procedimentos, assim vou crescer sem perder a qualidade do meu trabalho, transformando vidas e histórias, priorizando o lado humano e empático, cuidando dos pacientes como um todo, usando todo o meu amor e carinho que cada um merece”.