Nesta edição, o Dr. Alexandre Moreira compartilha sua experiência de mudança de carreira na farmácia em busca de uma atuação mais gratificante na área da estética. Ele aborda os desafios enfrentados nesse processo e como conseguiu alcançar seus objetivos.
Mudanças de carreira em sua maioria são muito desafiadoras e nos deixam cheios de incertezas e inseguranças. Por isso, quem vê um profissional bem-sucedido e confiante em seu trabalho pode não imaginar todos os medos enfrentados no caminho, quando arriscou e buscou aprender algo totalmente novo.
Fortemente influenciado por sua mãe, engenheira química, Alexandre conta sobre seu grande interesse em trabalhar na mesma área. Se imaginava trabalhando em laboratórios no futuro. Mas, quando morava em Teresópolis (RJ), nenhuma instituição local oferecia o curso de seus sonhos.
Ele optou então por realizar um curso próximo de seus interesses, e o encontro com a Farmácia foi uma grata surpresa, por contar com uma matriz curricular cheia de química, além do aspecto de formação em saúde, que Alexandre passou a gostar bastante.
Porém, devido à visão de que o trabalho em farmácias é demasiadamente desgastante, com longas cargas horárias e um cenário que não permite uma qualidade de vida assim tão boa, depois de se formar, em 2015, ele começou a se dedicar à atenção básica em saúde, foco de trabalho que ele gostava bastante.
Ele continuava a trabalhar com atenção básica quando se deu a pandemia de Covid-19, se concentrando então na área de testagem, devido à alta demanda da ocasião.
A mudança de carreira na farmácia
Assim como para muitos outros profissionais da saúde que trabalharam na área durante a pandemia, foi um momento bastante conturbado para o farmacêutico. Apesar de ter sido para ele uma experiência muito gratificante a de auxiliar no cuidado das pessoas, ele queria mais para sua carreira, como relata:
“Queria mais autonomia de vida e de tempo. Estudar mais, e ampliar meus conhecimentos. Nos antigos trabalhos, isso não era muito possível.”
A especialidade em estética se iluminou então como uma possibilidade cujo mercado em crescimento ele assistia com interesse. Era, contudo, uma oportunidade que não poderia ser abraçada sem sacrifícios.
Pode ser realmente muito difícil abandonar a rotina e dedicar o próprio tempo e energia a algo novo. No caso do Dr. Alexandre, ele precisava conciliar o trabalho e os estudos, além de se deslocar para realizar as práticas da pós-graduação.
Ele também leva em consideração o quanto novidades podem gerar insegurança à princípio: “Sempre que a gente enfrenta um desafio novo, ficamos com medo e com muito receio do desconhecido, sem saber o que vai acontecer e com um turbilhão de novas informações. Mas, graças a Deus, não faltam forças para enfrentá-los e seguir.”
Encarar os desafios é o único caminho para superá-los. Entendendo então que sua vontade de mudar a própria carreira era muito maior do que seus medos, o Dr. Alexandre seguiu em frente.
Se aplicando aos estudos na especialização em Farmácia Estética, o interesse pela área só cresceu. Os novos aprendizados também influenciaram muito em seu autocuidado e, por consequência, em sua confiança.
Um novo desafio: empreender na farmácia estética
Empreender e buscar oportunidades de atuação foi um novo desafio. Inicialmente, o farmacêutico conta que bateu de porta em porta, divulgando as próprias capacidades e disponibilizando seu trabalho em espaços focados em saúde e bem-estar.
Em meio a esta procura, teve o próprio consultório em Divinópolis (MG) por um tempo, mas encontrou uma oportunidade de se associar a outros profissionais, e hoje atua em uma sala no spa Casa Liz.
Trabalhando neste espaço, Dr. Alexandre consegue associar o próprio escopo de trabalho à atividade de outros profissionais dedicados à beleza e bem-estar, além de estar mais próximo do público que busca ativamente pelos procedimentos que o farmacêutico esteta promove. É um ambiente colaborativo, de recomendações mútuas entre profissionais.
Hoje, ele se sente feliz com a própria carreira, e demonstra o quanto é recompensador trabalhar auxiliando seus pacientes a recuperarem a autoestima. A alegria de uma paciente diante dos resultados de um tratamento para alopecia, que se emocionou em seu consultório, é um exemplo da recompensa que encontra em seu trabalho.
Leia também:
– Especialista pelo Nepuga recebeu a Dra Ana Carolina em clínica
Ele ainda busca por uma agenda cada vez mais cheia, mas já nota uma diferença considerável em relação a qualidade de vida que a mudança de carreira na farmácia vem proporcionando, especialmente na flexibilidade de horários possível agora.
Para os próximos passos em sua carreira, Dr. Alexandre pretende continuar estudando, com foco principal em tricologia e procedimentos corporais.