loader image

Inspirada pela memória do avô, farmacêutica esteta quer ser uma grande empreendedora

Influenciada pelo seu avô, Jamile Machado sempre esteve envolvida com a área da saúde. Foi através dele que ela optou por se tornar uma profissional Farmacêutica. Um ano antes da formação, seu avô faleceu. Agora graduada, inspirada pela memória do avô, farmacêutica esteta quer ser uma grande empreendedora e dar orgulho para toda a família.

Compartilhe com seus colegas!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
X
Telegram

Índice

Em nossa vida muitas pessoas se tornam referências para nossas atitudes, sonhos ou desejos. A entrevistada desta vez conta com uma influência significativa desde criança. Jamile Machado, natural de Porto Seguro, esteve toda sua vida envolvida com drogarias por conta de seu avô materno. No penúltimo ano da graduação, Jamile teve que se despedir do seu avô e pensou em desistir do curso. Ela persistiu e inspirada pela memória do avô, farmacêutica esteta quer ser uma grande empreendedora e seguir os passos dele. 

Crescendo imersa no ambiente de drogarias, Jamile desenvolveu sua paixão pela farmácia muito jovem, principalmente pelo leque de oportunidades que a profissão oferece. 

O momento mais difícil para ela foi realmente ter que concluir sua graduação sem a presença do seu avô. Mas o apoio da família, principalmente de seus pais, foi crucial para que ela conseguisse seguir os estudos.

Agora graduada em farmácia, Jamile quer seguir os passos do avô como empreendedora e realiza sua especialização em farmácia estética, continuando seus estudos para dar orgulho a sua família e provar ser capaz de conquistar seus objetivos. 

Todo este processo da especialização tem sido um desafio para ela que se propôs a encarar seus medos e se desenvolver profissionalmente e também pessoalmente. Ela reconhece as dificuldades para conquistar o certificado de farmacêutica esteta, mas sua garra e determinação superam as adversidades e ela prova a si e para o mundo que nada pode impedir um sonho. 

A dor do adeus ao avô e o apoio da família para concluir a graduação

Jamile Machado é do estado da Bahia, nascida na cidade de Porto Seguro e carrega consigo uma alegria contagiante, característica excepcional para quem pretende trabalhar com o público. Não à toa, ela escolheu uma profissão que lida diretamente com as pessoas e vai além, cuidando da saúde de cada uma. Graduada em Farmácia em 2020, Jamile nos trouxe uma história de muito carinho e orgulho da sua história e de sua família. 

Ela conta que desde criança esteve inserida no universo da farmácia. Seu avô paterno era proprietário de drogarias e ainda muito jovem já frequentava o local para acompanhar seu avô que era uma das grandes referências que ela tinha em sua vida. 

Foi inclusive com influência do seu avô que ela foi conhecendo mais sobre farmácia e a cada dia, ia se apaixonando mais pela profissão. Como ela sempre se identificou com o cuidado com as pessoas, poder contribuir para a saúde e alegria delas, era extremamente gratificante, e ver seu avô possibilitando isso para os pacientes, foi cativando ela a seguir carreira na farmácia. Jamile desenvolveu uma grande afinidade com a profissão ao perceber que eram diversas as oportunidades dentro desta carreira. 

Inspirada pela memória do avô, farmacêutica esteta quer ser uma grande empreendedora

Com a ideia de se tornar uma farmacêutica, Jamile ingressou na graduação. Foram anos de muito estudo e dedicação, quando em 2019 ela infelizmente teve que se despedir do seu avô, falecido naquele ano. Foi um dos momentos mais desafiadores de sua vida, quando ela chegou a cogitar a ideia de desistir do curso. Mas ela conta que o apoio incondicional dos seus pais, que foram alicerces naquele momento de luto, foi  extremanente importante para que ela persistisse e concluísse a graduação. 

Superando os medos e seguindo em frente. Jamile se torna uma farmacêutica

Encontrando forças para continuar com o apoio de sua família, Jamiele ergueu a cabeça e se manteve firme, na busca pelo diploma de Farmacêutica. Ela conta que mesmo distante, de alguma forma sentia a presença e o apoio de seu avô, que estaria acompanhando ela por onde ela estivesse. Tanto que ao fim do curso, momento de muita emoção e alegria para seus amigos e parentes, ela pode se sentir agradecida por tudo que passou e pela parceria dos seus pais que deram forças para ela prosseguir e enfim dar a alegria ao seu avô, que de longe, com certeza estava muito feliz pela conquista. 

A influência do avô foi tão importante em sua formação, pois foi através da convivência e conversas com ele que ela aprendeu valores de independência e empreendedorismo. Jamile aspira a ter seu próprio negócio, buscando liberdade para trabalhar de forma autônoma pelos momentos de aprendizado ao lado do avô. 

A minha maior inspiração para cursar farmácia foi o meu avô. Ele sempre me incentivou desde criança. Eu sempre estive inserida nesse meio. Infelizmente em 2019 antes de me formar, ele faleceu. Mas quando eu finalmente me formei e entrei como profissional farmacêutica, eu me apaixonei ainda mais e agradeço muito a ele por ter me guiado neste caminho”. 

Após concluir a faculdade, surgiram dúvidas sobre seu caminho profissional. Iniciou sua carreira em drogarias e, posteriormente, ingressou na área de manipulação, onde permaneceu por três anos, apaixonando-se pelo trabalho. Sempre interessada em beleza, cosméticos e estética, sua experiência no atendimento ao público foi desafiadora, pois percebeu que não estava apenas vendendo produtos, mas sim saúde e autoestima.

A decisão de seguir na área estética foi um passo inovador para Jamile. Primeiro que para realizar mais uma parte das vivências clínicas ela superou seu medo de andar de avião e saiu de Porto Seguro (BA) e foi para Ribeirão Preto (SP). Foi com a estética que ela descobriu novas possibilidades de atuação e concentrou-se em seu objetivo de se especializar nesse campo. Embora enfrentasse medos e incertezas, incluindo intercorrências que poderiam ocorrer, Jamile decidiu enfrentar os desafios, buscando oportunidades de aprendizado e crescimento. Assim surgiu a especialização em Farmácia estética

Tem sido uma superação dia a dia. Ficar longe da família, ou até mesmo viajar de avião, o que era algo que eu tinha medo. Toda experiência é válida se você souber extrair aprendizado dela”.  

Farmacêutica esteta quer ser uma grande empreendedora

Preparando-se para lidar com questões de autoestima em seus pacientes, Jamile observa atentamente as orientações de seus professores. Reconhece a importância de ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis e confiantes, buscando proporcionar alívio para seus sintomas emocionais. 

Então, a estética esta sendo algo inovador para mim. Eu descobri áreas que eu nunca imaginaria que poderia atuar, mas eu sempre quis focar na estética, mesmo quando estava na manipulação e esta sendo incrível descobrir tudo que o universo da estética proporciona”. 

Jamile planeja adquirir experiência em uma clínica para expandir seus conhecimentos e oportunidades. Após concluir suas práticas, pretende realizar cursos adicionais e buscar mentoria para iniciar seu próprio negócio com confiança e segurança. Inclusive ela relatou a importância de frequentar as vivências clínicas para dominar técnicas mais complexas como as injetáveis e destacou alguns novos interesses como tricologia e carboxiterapia.

CaseJamile Machado Simoes 4

Inicialmente eu pretendo conseguir oportunidade em alguma clínica para pegar experiência, uma gama de oportunidades. E assim que finalizar as práticas, realizar um master class, uma mentoria, e iniciar de maneira correta e segura”. 

Ao adquirir a experiência necessária, Jamilee quer abrir seu próprio negócio e oferecer serviços de qualidade e realizar atendimentos exclusivos, personalizados, aos seus pacientes. 

Picture of Rafael Alves

Rafael Alves

Jornalista pós-graduado em comunicação e mídia, produtor e editor, Rafael Alves é um dos redatores do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética e Farmácia Estética.
nepuga nepuga nepuga