Em visita a Belo Horizonte (MG), Dra. Ana Carolina Puga conheceu a clínica de mais uma ex-aluna da pós-graduação, não apenas a estrutura física de sua clínica, mas, principalmente, pôde ver de perto como o que foi transmitido na pós-graduação reverbera através de uma especialista que ela ajudou a formar, e ver esses valores na prática, na humanização do paciente de saúde estética.
Dessa vez, a ex-discente visitada foi Dra. Gabriela Moraes, que começou a aprender com a Dra. Ana mesmo antes de o Nepuga ou a Fapuga existirem, quando ainda eram ministrados cursos na Corporalle – clínica de estética que a Dra. Ana abriu em 2005, quando começou a atuar na área e lutar para que a biomedicina estética fosse devidamente reconhecida e regulamentada.
Uma vez alcançada essa conquista, Dra. Gabriela também realizou a pós em Biomedicina Estética.
Se você ainda não conhece mais detalhes dessa luta, clicando aqui você pode saber tudo sobre a carreira da Dra. Ana Carolina Puga e como se estruturou essa história de pioneirismo na Biomedicina Estética, pelas palavras dela mesma.
Muito o que conversar
Então, você pode imaginar que as duas biomédicas estetas tinham muito o que conversar, muito para falar em retrospecto. Falaram de como a área mudou e está consolidada hoje em dia, tendo mudado as perspectivas de carreira para os biomédicos como um todo.
Ambas percebem que a área inspira mulheres a adquirirem o espírito empreendedor, já que são maioria tanto na biomedicina quanto na estética, e a área dá essa possibilidade de ser uma profissional que tem autonomia e ótimo reconhecimento ao empreender, tanto no sentido de realização profissional como no sentido de remuneração.
Como a Dra. Gabriela diz: “A gente segue duas profissões, do empreendedor e do biomédico, e tem a oportunidade de se desenvolver nas duas.”
Espírito empreendedor e as próprias definições de sucesso
Mesmo com espírito empreendedor numa área de destaque, é preciso que a empresária ou empresário da estética construa seu espaço, entenda como quer atuar, e compreenda as próprias definições de sucesso, isto é, quais realizações são as mais importantes para si.
E a ex-discente conta a Dra. Ana como empreender na área a torna realmente realizada. Apesar de oportunidades anteriores para atuar com análises clínicas, ela comenta: “As outras áreas são legais, mas na estética a gente realmente se sente realizado”. E considera essencial ter a base da pós para atuar.
Dra. Ana acrescenta, diante das experiências que soma ao longo de sua própria carreira: “Dia de trabalho no hospital consome muita energia, o ambiente é muito pesado… Eu ministrava 10 horas de aula e não me cansava, mas 8 horas nos hospital me deixavam exausta.”
Ainda falando sobre realização, Dra. Gabriela percebeu que gosta de acompanhar todas as etapas de seus atendimentos, desde a prospecção e conversas iniciais.
Apesar de já ter trabalhado em sociedade, hoje ela prefere trabalhar em um espaço menor, que foi o espaço que a Dra. Ana teve a oportunidade de conhecer.
Conheça essa clínica de sucesso
Situada no bairro Paquetá, em Belo Horizonte, a clínica foi reformada há pouco tempo, em agosto de 2022. É uma espaço bem estruturado, e acolhedor desde o cappuccino da recepção à humanidade no atendimento.
A clínica também conta com uma empresa de marketing contratada para auxiliar na comunicação, além de outras duas profissionais. Uma delas auxilia na recepção e outra, a também biomédica Luiza Giarola, estagiou no consultório e hoje auxilia com procedimentos corporais e também em uma novidade na clínica, um programa de emagrecimento.
Dra. Gabriela é mais focada em procedimentos faciais, então a parceria com outra profissional vem para tornar os atendimentos em sua clínica ainda mais completos.
Você pode acompanhar o trabalho da Dra. Gabriela Moraes e sua equipe através do perfil @gabriela.bme no Instagram.
A humanização do paciente de saúde estética
A partir do cuidado que ela direciona aos pacientes, a biomédica esteta comenta que “eles entram pacientes e se tornam amigos”, isso porque a estética está muito ligada a outros aspectos da vida, da saúde e do bem-estar, com a maneira que as pessoas se sentem, se veem e se expressam.
Por isso, é comum que os pacientes compartilhem pontos muito sensíveis de suas vidas, falando de suas motivações, e expectativas quanto aos procedimentos.
A Dra. Gabriela lembra então que profissionais estetas são, sobretudo, profissionais da saúde, e precisam se atentar a acolher adequadamente os pacientes e às questões que levam ao consultório.
E é essa humanização do paciente de saúde estética que a Dra. Ana espera encontrar quando visita seus ex-discentes, embora seja uma boa surpresa que a filosofia que tanto se empenha para consolidar esteja assim – ligada tão intrinsecamente ao atendimento de profissionais que ela tem encontrado.
Esta visita não é um evento isolado…
Esta visita faz parte de uma série de reencontros que você pode acompanhar por meio de nossas redes sociais e pelo canal no YouTube, ou por aqui no blog mesmo. Mas e se, além de acompanhar, você também fizesse parte?
Você, ex-aluna ou ex-aluno Nepuga que está empreendendo na estética e gostaria de receber a visita da Dra. Ana Carolina Puga, entre em contato conosco. Seja aqui nos comentários, ou através de nossas redes sociais, sua trajetória também pode inspirar o percurso de outras pessoas.
Leia também: MÃE DA BIOMEDICINA ESTÉTICA VISITA DISCENTE DE UMA DAS PRIMEIRAS TURMAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM BH.
Casos de Sucesso>Biomedicina Estética