Após o último fim de semana (1, 2 e 3 de setembro), profissionais de diferentes frentes e formações se tornaram ainda mais próximos da especialidade em Terapia Holística através da Pós de Naturopatia Quântica.
Nesse intenso período de vivências, todos os presentes tiveram a oportunidade de praticar, se aprofundando, tirando dúvidas e entendendo assim a complexidade de cada terapêutica, através das práticas focadas em Microscopia, Radiestesia e Biomagnetismo. Continue lendo para saber um pouco mais sobre as vivências dedicadas a cada uma dessas terapêuticas.
Alguns dos discentes presentes já tinham contato prévio com estas terapêuticas na própria experiência, seja como pacientes ou por conhecerem terapeutas atuantes nessas frentes. Estes mostravam empolgação para descobrir como poderiam desenvolver tais habilidades, além de enriquecer a troca de experiências.
A Rayssa Leite é uma dessas discentes. Biomédica, ela tem contato frequente com terapias holísticas que sua mãe realiza, e inclusive já se beneficiou muito de tratamentos integrativos na própria saúde. Entrevistada durante a vivência de Radiestesia, ela comenta um pouco sobre a experiência:
“Está sendo maravilhosa. Eu acredito muito em energia, então eu sinto a energia, tanto do professor, na hora de falar sobre o assunto, até agora na prática. Porque quando a gente tá na aula online é totalmente diferente. Mesmo eu tendo o aurímetro em casa, eu não tinha o pêndulo, então eu fiquei me perguntando se eu ia conseguir.”
E complementa: “E aqui, agora, principalmente nesse último exercício, que a gente confeccionou a pirâmide, perguntou e eu vi realmente o pêndulo funcionando, para mim foi surreal.”
A mãe da Rayssa é nutricionista, e elas já trabalham juntas associando terapias complementares à nutrição. Uma vez formada na Pós de Naturopatia, Rayssa poderá contribuir ainda mais, principalmente executando o que a formação de sua mãe não permite, como procedimentos que envolvam injetáveis.
Microscopia
Mas, falando cronologicamente sobre o período de vivências clínicas, o primeiro dia foi inteiramente direcionado a Microscopia de campo claro e escuro, que é na verdade muito mais um método de análise do que de terapia, mas que pode orientar outros tratamentos.
A Microscopia consiste na análise microscópica do sangue, buscando identificar marcadores característicos que possam indicar pontos a inspirar cuidados, seja na alimentação, digestão, imunidade ou níveis de estresse, por exemplo.
Diferente de um hemograma, a Microscopia não parte apenas da análise pura e simples do sangue, tampouco da determinação de patógenos, mas alia uma análise microscópica a anamnese sobre os hábitos do paciente.
Após uma revisão teórica, todos os pós-graduandos tiveram a oportunidade de praticar, avaliando microscopicamente o sangue uns dos outros.
A Dra Ana Carolina Puga também esteve presente neste dia, e pôde conferir de perto como estava sendo a experiência dos pós-graduandos, além de aprender um pouco mais sobre Microscopia, e até realizar o exame. Foi uma troca muito positiva para todos os presentes.
Radiestesia
Já tratamos um pouco sobre uma experiência na vivência de Radiestesia, mas falando mais propriamente sobre esta terapêutica e sobre o período dedicado a ela na Pós de Naturopatia, no dia 2, o docente Vinicius Marcondes conduziu uma aula riquíssima.
Voltada para a análise de frequências energéticas, identificando e mensurando eventuais desequilíbrios a partir do uso de pêndulos associados a gráficos e réguas, a Radiestesia e Radiônica ajudam tanto a identificar esses desequilíbrios quanto a medir quais são as melhores frequências para harmonizar, reequilibrando a situação de diferentes formas.
Biomagnetismo
O último dos três dias de vivências, no domingo, foi dedicada ao Biomagnetismo, prática que utiliza de pares biomagnéticos, – imãs potentes, a partir de 1000 Gauss – e, localizando-os em pontos específicos, busca despolarizar o organismo que está em desequilíbrio.
Esse desequilíbrio, conforme explica Ladymany Silva Paixão, docente responsável pela disciplina, tem relação com o PH do organismo:
“E quando você tem um PH que está em desequilíbrio, você vai estar propício a patógenos. Então, se você tem um corpo que está muito ácido, você é uma porta de entrada para fungos, para bactérias, se você está com um corpo muito alcalino você é porta de entrada para vírus e parasitos. E aí você começa a ter uma série de complicações em função desses patógenos.”
Ladymany detalha também que as causas para desequilíbrio dessa natureza são diversas, desde a falta de qualidade no ar ou em alimentos ingeridos, até causas psicológicas e de ordem comportamental.
Assim, o Biomagnetismo se utiliza dos mesmos pontos da acupuntura para posicionar os imãs e mantê-los posicionados pelo tempo necessário, até promover o reequilíbrio do organismo, a partir do equilíbrio no PH.
É apenas uma parte da pós de naturopatia quântica
Tudo isso é apenas uma fração do que foi desenvolvido ao longo desses três dias e uma parte menor ainda de tudo o que está sendo desenvolvido ao longo da Pós de Naturopatia Quântica, mas já é possível ter uma noção de toda a gama de possibilidades terapêuticas contidas neste curso.
A Naturopatia vem para auxiliar em diversos tipos de tratamentos e mesmo na prevenção de doenças, podendo ser associada nas diferentes áreas da saúde, uma vez que é integrativa e complementar.
Esse olhar holístico torna as formas de cuidado por profissionais da saúde ainda mais completas, dotadas de sensibilidade para entender e tratar as necessidades dos pacientes. Tem tido, por tanto, cada vez mais procura e espaço, entre profissionais e entre pacientes que buscam alternativas além das mais tradicionais para tratar males diversos.
News|Saúde Integrativa