A atuação da Bióloga Esteta é algo, relativamente, novo. Foi no final de 2020 que o Conselho Federal de Biologia (CFBio) publicou a Resolução Nº 582/2020 que habilita a atuação do biólogo na Estética.

Enquanto a habilitação não chegava, a rotina de muitos biólogos era tão exaustiva quanto a de qualquer outro profissional da saúde. A Dra. Rosana Macedo de Almeida escolheu fazer a Pós-Graduação em Biologia Estética, justamente, para ter uma outra opção de carreira que oferecesse as condições que ela buscava, como flexibilidade de horários e valorização profissional.

Conheça a história dela neste Caso de Sucesso.

Biologia Estética: oportunidade e valorização profissional

A Dra. Rosana começou a inclinar-se para a biologia quando fez um curso técnico em análises clínicas e viu que gostava da área da saúde. Se formou em ciências biológicas, modalidade microbiologia e imunologia na Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ).

A bióloga sempre trabalhou com infecções hospitalares, ficou um período voltado para pesquisa, fez seu mestrado nessa área e está seguindo o mesmo caminho com o doutorado. Atualmente, a Dra. Rosana trabalha num hospital do Rio de Janeiro e conta que a realidade da profissão é bem puxada.

“A gente tem uma rotina extremamente estressante e pesada nos laboratórios, e infelizmente, a área da saúde que é tão nobre, não é muito valorizada e a gente não tem uma remuneração compatível com a nossa responsabilidade”, conta a bióloga esteta.

Esse foi um dos motivos que fizeram a Dra. Rosana procurar uma outra área de atuação dentro da biologia. Além disso, a bióloga esteta conta que sempre gostou de Estética, por isso, essa possibilidade foi a que mais chamou atenção.

Por que ir para a Biologia Estética?

Diante de toda essa rotina corrida e cansativa que a Dra. Rosana passava, ela viu na Biologia Estética uma oportunidade de trabalhar ainda na área da saúde, mas dessa vez com algo que trouxesse mais flexibilidade e mais prazer também.

“Eu queria algo que não fosse tão estressante quanto a saúde, onde há muita pressão também, o que influencia muito em nossa saúde mental e bem-estar pessoal”, conta.

Além disso, como ela sempre gostou do autocuidado e de todos os benefícios que a Estética proporciona às pessoas, a decisão foi ainda mais simples de ser tomada.

“Eu sempre gostei do bem-estar relacionado à imagem, então é uma área que eu acho muito interessante, as técnicas bem legais, tenho amigas que atuam na área e por isso decidi me especializar”, conta a bióloga esteta.

Planos para o futuro como Bióloga Esteta

Para alcançar seus objetivos dentro da Biologia Estética, como ter mais flexibilidade de horários, a Dra. Rosana pretende empreender e buscar sempre se aperfeiçoar.

“Pretendo começar o próprio negócio, até atendo alguns amigos que me pedem muito, me aperfeiçoar na área, até porque temos um leque de atuação muito amplo na estética, pretendo fazer um aprimoramento na harmonização facial e corporal, esse é um ponto de partida para uma série de novos sonhos”, ressalta.

Gostar de cuidar do bem-estar das pessoas é algo que faz parte das prioridades dos profissionais da saúde, afinal, essa profissão precisa ser realizada com muito amor, e para a bióloga esteta não é diferente.

“Acho muito legal trabalhar com a autoestima das pessoas, ajudá-las a se sentirem melhor com a própria imagem e com a própria saúde”, finaliza.