A apresentação do quarto grupo a participar do podcast de desenvolvimento e integração no Nepuga foi o grupo “Mentes Brilhantes”, que contou com a participação de cinco integrantes. Na mesa estavam presentes os colaboradores Marcela Ferreira, do Recursos Humanos, Lucas Cárnio, do Pedagógico, Bruno Gomes, do Comercial, Gabriel Silvestre, do Marketing e Anderson Silva, Técnico em Informática.

A equipe nepuga debate sobre Objetivo e Autoeficácia e realizaram um bate papo acerca dos significados e como praticar para conseguir alcançar as metas e crescer individualmente. 

Adentrando ao tema, Marcela destrincha sobre o que é objetivo com a definição literal da palavra. Objetivo é a capacidade de estabelecer metas, sejam elas de curto, médio ou longos prazos. Já a autoeficácia foi um conceito introduzido pelo psicólogo canadense Albert Bandura. Segundo o estudioso, autoeficácia é tida como a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar, com sucesso, determinada atividade. 

Trazendo o tema para o ambiente de trabalho, Bruno faz uma análise do próprio raciocínio do psicólogo Bandura. Para ele, autoeficácia é a própria capacidade de cada indivíduo acreditar em si mesmo, o quanto cada pessoa é eficiente cumprindo suas metas ao realizar suas atividades. Ou seja, a autoeficácia esta ligada diretamente com o alcance do objetivo. 

EQUIPE NEPUGA DEBATE SOBRE OBJETIVO E AUTOEFICÁCIA

É claro que essas análises são principalmente baseadas no dia a dia corporativo, mas ter ou trabalhar sua autoeficáca serve para diversos tipos de relacionamentos, seja ele familiar, amoroso, com amigos. 

Lucas complementa dizendo que a autoeficácia tem grande relação com a procrastinação, ou seja, quanto maior a autoeficácia, menor a procrastinação, evitando assim decepções, frustrações ou ansiedade com atividades que ficariam inacabadas.

Como trabalhar para ter êxito e ser autoeficaz?

O grupo segue a linha de raciocínio apresentando modelos de como conquistar objetivos e manter sua mente atuante para que o seu processo de atingir metas seja constante. Um deles é que ao criar objetivos muito grandes pode fazer com que você desista durante o processo. 

Gabriel Silveste aponta que o ideal nessas situações é que o indivíduo trace metas pequenas durante o dia, para que esses objetivos alcançados sirva como uma autoestima para o enfrentamento dos próximos obstáculos. Torna-se natural que você consiga realizar tarefas mais difíceis se você ter a sensação de que superou outras dificuldades no dia-a-da. 

Vale lembrar que objetivo e autoeficácia caminham lado a lado. Torna-se quase impossível que você alcance o sucesso em uma determinada atividade, sem que sua crença no seu potencial, ou seja, sua autoeficácia, não esteja “em dia”. 

Não se nasce com essa qualidade e é algo que vai se conquistando durante a vida a cada batalha vencida. 

POD 8

Grupo nepuga debate sobre objetivo e autoeficácia

Como citamos anteriormente, não é possível nascer sendo autoeficaz, mas é possível trabalhar essa qualidade durante a vida. São duas situações que contribuem para a construção da autoeficácia: Experiência e observação. 

A experiência é um dos alicerces mais fortes e poderosos para se ter uma autoeficácia elevada. Participar de situações, de tarefas, vivenciar aquele momento para poder retirar os pontos positivos e negativos. Essas análises podem ser consideradas cognitivas e metacognitivas, que são os aprendizados durante aquela a vida e os metacognitivas é o que é feito com aquela experiência adquirida, como potencializar esses aprendizados. 

POD 9

Você reconhece suas qualidades?

Outro ponto destacado pelo grupo é de como as pessoas, principalmente na infância, são podadas em sua criatividade e como esse fato pode interferir no desenvolvimento. O poder depreciativo é muito forte quando precisamos nos compreender como pessoas com habilidades e com qualidades. Quantas vezes você recebeu um elogio e ficou envergonhado ou na dúvida se você realmente o merecia? 

Esses casos podem atrapalhar o crescimento daquele indivíduo fazendo com que ele se sinta incapaz de realizar atividades e alcançar seus objetivos. 

Esse processo de trabalhar sua autoestima e de ter ferramentas para alcançar objetivos é importante ser observado em qualquer ambiente, influenciando diretamente na conclusão de determinadas tarefas, chegando novamente na autoeficácia. 

Um dos exemplos citados é o do feedback construtivo. Muitas vezes recebemos apenas análises negativas de trabalhos realizados e esquecemos que também há pontos positivos a serem enaltecidos.

POD 7

Em cima desta análise, Lucas trouxe uma experiência recente com sua coordenadora, Bruna Puga, onde ela havia lhe traçado alguns pontos, oferecendo um feedback para ele sobre suas atividades no trabalho. “O que eu achei muito legal dentro deste feedback que ela me trouxe foi que ela estruturou algumas competências e reforçando que eu deveria continuar fazendo algumas coisas e pontuou alguns pontos que eu deveria ficar atento e melhorar”. 

Bruno trouxe uma reflexão de que, além dos gestores, quando se tem parceiros de trabalho que também te apoiam, isso estimula sua autoeficácia. “Trabalho no setor de vendas e nem todo dia é um dia bom. Ter pessoas à nossa volta que nos estimulam e nos incentivam com palavras de reforço, muda completamente nossa percepção daquela situação e nos dá força para que consigamos continuar e entender que um momento em específico não retrata nossa qualidade”. 

Estratégias da autoeficácia

O grupo ofereceu algumas técnicas que podem ser usadas para que seja trabalhada a autoeficácia. Uma delas é o desenvolvimento das habilidades pessoais. Para que se exerça uma atividade é necessário que a pessoa se aperfeiçoe nela. Fazer cursos por exemplo, é uma forma de entender que quanto mais capaz você for, melhor a chance de concluir aquela tarefa com excelência. 

POD 10

Outro ponto é criar uma “mente positiva”. Ao criar uma meta para cumprir, já vai para a execução com a mentalidade de que irá conseguir concluir com sucesso. Essa mentalidade pode “facilitar o caminho” até a conclusão e estar preparado para situações adversas, caso elas aconteçam.

nepuga nepuga