A série especial de Casos de Sucesso, que relembra a caminhada acadêmica e a vida profissional dos vencedores do prêmio Excelência Acadêmica 2022, hoje traz a História de Marcilene Castellani, que se tornou destaque na especialização em saúde estética com superações e conquistas. Mãe, esteticista, CEO de um centro estético, ela tem uma trajetória que inspira e cativa os que estão a sua volta.

Marcilene, moradora de Teófilo Otoni, no Estado de Minas Gerais, foi premiada na categoria “Escolha do Influencer #lideresdesucesso“, pela sua participação, interação e compromisso em apoiar e disseminar o conhecimento relacionados à sua área de atuação.

A esteticista hoje é CEO de um espaço voltado para a saúde estética e divide seu tempo entre ser uma empresária de sucesso e mãe de dois filhos, que durante sua especialização, estiveram juntos, “compartilhando” da atenção de Marcilene, que, enquanto formanda, estava grávida da sua filha Elena, irmã de Enrique. Todo seu esforço foi recompensado e agora ela enfrenta o mercado de trabalho com dedicação e segue se destacando, tornando-se referência em sua região com atendimentos personalizados e de qualidade.

O início na saúde estética

Marcline da o ponta pé na pós-graduação em Saúde Estética ainda gravida da sua filha, Elena, irmã mais nova do pequeno Enrique, que durante a especialização, foi “parceiro” de estudos com a mamãe. Por ser ainda bem novo, Enrique dependia da atenção da mãe e muitas sabem a dificuldade que é se dividir entre os afazeres domésticos e a vida profissional ou de estudos. Para Marcilene não foi diferente. Marcilene comenta que esta foi uma grande batalha que ela teve que encarar para conseguir o tão sonhado diploma.

Para começar esta aventura, eu estava na minha segunda gestação, gravida da Elena e ainda tinha o Enrique sempre no meu colo ou por perto, dividindo a atenção enquanto minha pequena mexia na barriga. Foi um grande desafio e uma vitória enorme”.

DESTAQUE NA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE ESTÉTICA
Marcilene ao lados dos filhos, Elena e Enrique – Arquivo Pessoal

Para completar, este período aconteceu enquanto o mundo enfrentava uma de seus piores momentos, a Pandemia de Covid-19. Marcilene relembra que o fato de as atividades presenciais terem sido canceladas, ela pode passar um bom período em sua casa, o que contribuiu para o foco e a entrega nos estudos.

Vou confessar que isso (completar a pós-graduação) só foi possível por causa dos ajustes do período da pandemia, afinal, as práticas foram suspensas e eu pude passar o puerpério em casa, sem prejudicar minhas atividades”.

Quando chegou o momento das vivências clínicas, minha filha já estava em fase de introdução alimentar, o que coincidiu e me ajudou naquele momento”.

Marcilene revela que um dos pontos fortes da especialização foi a participação dos colegas de sala e da professora da vivência clínica, realizada no polo de Vitória, ES. Ela conta que foi muito produtivo esse processo e que se empenhou bastante para adquirir o máximo de informação.

Foi maravilhoso! Passamos 15 dias sob a supervisão da professora Jeanete que encantou a todos com tamanho conhecimento teórico e prático. Eu pude fazer práticas de todos os procedimentos que vi na teoria. Sou muito dedicada e durante as aulas práticas, eu estava focada em dar o meu melhor e sugar o máximo possível de tudo o que estávamos vivenciando”.

Imagem do WhatsApp de 2023 10 17 as 11.36.03 447c07e8
Professora Jeanete e Marcilene durante Vivências Clínicas – Arquivo Pessoal

Dedicação, entrega e parceria nas vivências clínicas

Marcilene se destacou por sua participação ativa na especialização. Focada e determinada, ela imergiu nos conteúdos e buscou absorver o máximo de informação para que pudesse concluir a pós-graduação e entrar no mercado de trabalho como uma profissional qualificada e preparada para os desafios que iriam vir.

Ela destaca a importância que as vivências fizeram para o seu crescimento levando em consideração todo o suporte que o Nepuga proporciona a seus alunos.

Entrei com foco nos procedimentos estéticos faciais, mas se fosse pra atuar com corporal, sinto que sai apta para tal procedimento devido à quantidade de práticas que fiz“.

Tive a oportunidade tanto de ser modelo dos procedimentos quanto realizar em colegas e modelos externos que recebemos. Fiquei surpresa pela fartura de produtos para realizarmos as aplicações e isso superou minhas expectativas!

Imagem do WhatsApp de 2023 10 17 as 11.36.02 ce0b3ebf
Marcilene durante Vivências Clínicas – Arquivo Pessoal

Hoje como esteticista atuante, ela afirma que ainda mantêm contato com a sala e com a professora para a troca de feedbacks e que essa relação é fundamental para a sua melhora como profissional. “A turma que formamos para essas práticas foi composta por colegas muito parceiros e ainda mantemos contatos. Também não posso deixar de mencionar a generosidade da professora Jeanete que ainda avalia alguns resultados que envio para ela e a troca de ideias é sempre muito gentil!”.

Profissional competente e premiada

Marcilene é pós-graduada pelo Nepuga, mas sua vida de aprendizado na estética não para por aí. São ao todo, seis especializações realizadas pela esteticista, tendo a Saúde Estética aqui pelo Nepuga, a mais desafiadora, segundo ela.

Ela aponta que enfrentar o mercado da estética é bem difícil, afinal, existe diversas controvérsias entre as classes que acabam prejudicando o trabalho desses bons profissionais.

Dona do próprio negócio, ela batalhou e continua batalhando muito para conquistar seu espaço. Foram fins de semanas de estudo, momentos que poderiam ser de lazer que ela se dedicava as aulas e até mesmo férias eram deixadas de lado para que ela pudesse buscar seu objetivo, mas que tudo isso valeu muito a pena.

Eu assistia as aulas teóricas e já fazia as atividades avaliativas no mesmo final de semana. Enfim, a gente abre mão de algumas coisas por um tempo. Mas, quando a gente tem meta e propósito, tudo vale à pena. Me lembro que, durante as aulas práticas eu fui postando conteúdos na minha rede social e minhas clientes já mandavam mensagem no direct: eu quero, eu quero!“.

Propósito que compensou.

Mesmo durante a especialização, as redes sociais da Marcilene já “bombavam” de mensagens que buscavam algum tipo de tratamento com a esteticista. A procura era tão grande que a ela conquistou clientes fiéis e compensação de tempo e dinheiro.

Quando retornei aos atendimentos, realizei um projeto chamado Botox Day agendado, e em alguns meses, já havia tido o retorno e investimento da pós-graduação”.

Para conquistar tudo isso ela precisou de organização, planejamento, persistência, dedicação, foco e até abdicar de algumas coisas por um certo tempo. Afinal, mãe de dois filhos pequenos, uma família para cuidar, além da empresa de estética, só é possível conciliar tudo quando se acredita e tem coragem de arregaçar as mangas e ir buscar o seu sonho.

Engajada no universo da estética, Marcilene difunde seu conhecimento também pelas redes sociais onde é ativa e seu perfil profissional possui mais de 14 mil seguidores.

É através da sua empresa que ela também se tornou uma empresária de sucesso realizando diversos cursos e formando novos profissionais para o mercado da estética.

Imagem do WhatsApp de 2023 10 17 as 11.36.01 e1a92537
Marcilene durante Vivências Clínicas – Arquivo Pessoal

Mais uma conquista para sua carreira

Quando informada que havia sido reconhecida pelo seu esforço e comprometimento, Marcilene se emocionou e disse não esperar por tal homenagem, mas toda sua luta e perseverança durante sua vida, tanto acadêmica, profissional e pessoal, revelam os motivos da premiação. Uma mulher forte, independente e guerreira que não mede esforços para conquistar e encontrar sua melhor versão.

Fiquei extremamente lisonjeada e feliz por esse reconhecimento. Não esperava mesmo. Fiquei surpresa ao receber o contato de vocês. Foi tudo muito difícil, com muito esforço e dedicação e é muito bom ser reconhecida por isso”.

Para o futuro Marcilene tem muitos novos sonhos e conquistas. A pós-graduação em Saúde Estética foi crucial para o seu desenvolvimento. Hoje, com resultados satisfatórios em sua clínica ela esta empolgada para o que esta por vir.

Quero muto continuar evoluindo, portanto, novos projetos de estudo estão por vir. Quero entregar o que há de melhor para os pacientes que confiam em mim. Com certeza meu status mudou após essa especialização. Hoje consigo oferecer mais recursos para minhas pacientes alcançarem seus objetivos de tratamentos”.

Evolução. Esta é a palavra que define Marcilene. Uma mulher que esta sempre visando sua melhor versão e que se adapta para vencer seus obstáculos. Não à toa ela figura entre os destaques do ano letivo de 2022 e com certeza seguirá brilhando como uma grande Esteticista.

nepuga nepuga