Quando jovens precisamos realizar escolhas que irão ditar nosso futuro. Marianna Cosmo estava bem decidida quando optou por escolher o universo da estética e agora, como Farmacêutica Esteta brilhou na pós-graduação conquistando o prêmio Excelência Acadêmica 2022.

Dentre os premiados com o Excelência Acadêmica 2022 esta a nossa Farmacêutica Esteta Marianna Cosmo. Neste texto você poderá compreender os motivos que levaram a profissional a ser eleita uma das melhores pós-graduandas do Nepuga.

Marianna tem bastante experiencias em sua vida. Já residiu no exterior, teve envolvimento com pesquisa científica, contato com a indústria de cosméticos e estética ainda muito jovem e tinha certeza que seu caminho seria percorrido na área da saúde estética.

Quando retornou ao Brasil, ela estava decidida em cursar Farmácia já sabendo que iria seguir na área da estética e cosmetologia e entrou para a especialização logo após concluir sua graduação.

A história de sucesso acadêmico e a carreira pós especialização da Mari, a gente conta para você a seguir.

1693919851907
Dra. Marianna Cosmo – Arquivo Pessoal

Uma mulher decidida e determinada

O início do desejo de Marianna pela estética começou quando ela residia fora do Brasil. Morando na Alemanha, logo após completar o colegial, foi onde ela teve seu primeiro contato com a indústria cosmética e da estética. Encantada com o universo da estética, ela retorna ao Brasil certa da sua graduação: Farmácia.

Quando retornei ao Brasil eu já sabia que iria cursar farmácia e também já tinha noção que iria seguir na área da estética e da cosmetologia. Isso era muito certo para mim”.

Mari sempre foi muito dedicada aos estudos. Na graduação em Farmácia ela participava de diversas ações e projetos acadêmicos e tinha consciência que a especialização seria fundamental para sua carreira, principalmente se ela fosse feita em uma instituição de qualidade.

Durante a faculdade eu me envolvi com pesquisa científica, fui representante de turma, oradora. Foram muitas frentes. Durante esse processo eu já sabia que uma pós-graduação ia ser muito importante na minha formação, principalmente porque ela dá a habilitação para nós(farmacêuticos), mas sem esquecer do peso da instituição. Acredito que vocês saibam que quando realizamos pesquisas sobre o melhor local para a especialização, o nome Nepuga é o primeiro que aparece”.

Como destaque em seu grupo, Mari se entregou de corpo e alma para a especialização. Ela comenta que em todos os aspectos de sua vida ela se empenha ao máximo para extrair o máximo daquela experiência, e não foi diferente na pós-graduação. “Assim, eu sempre me dediquei muito né, tudo que eu me proponho a fazer, eu procuro dar o meu melhor, e eu acredito que com a pós não foi diferente, então eu saio muito certa de que eu aproveitei tudo que vocês tinham para me dar, inclusive as práticas, que foram essenciais para eu superar algumas inseguranças“.

Mari ainda ressalta a importância do grupo docente e a influência de todos em sua vida profissional. “Foi incrível também eu ter os professores, também como colegas de trabalho nos dias de hoje, inclusive a Dra Ana, que acabo acompanhando pelo instagram, e saber que eles foram e continuam sendo inspirações para nós, quando começamos lá atrás até hoje”.

WhatsApp Image 2023 11 01 at 15.05.12 1
Dra. Marianna Cosmo em atendimento – Arquivo Pessoal

“Meus sonhos na área da estética foram realizados”

Imagina a alegria em finalizar uma especialização e já ter a oportunidade de atuar no mercado de trabalho. Um sonho, não é? Bom, para a Mari, este sonho se tornou realidade.

Mari comenta que ao concluir a pós-graduação surgiu um convite para trabalhar com uma empresa de estética renomada de sua cidade e que o peso do nome Nepuga e sua especialização foram cruciais para essa oportunidade.

Logo que eu terminei a pós, eu fui convidada para entrar em um time, em uma clínica de estética renomada aqui na minha cidade, e eu tenho certeza que o peso, o nome da pós, a influência, teve tudo a ver com esse convite”.

Mari também é agradecida pelo que o Nepuga fez por ela e pela sua carreira. Ela reconhece a importância de ter realizado a especialização em uma instituição renomada e com alto índice de aprovação. Foi com o que aprendeu durante a pós que ela se qualificou e hoje realiza atendimentos que cativam os pacientes e os fideliza com procedimentos inovadores e atuais. Agora, Marianna já projeta a abertura da própria clínica.

Agora eu estou na transição para abrir uma clínica própria, eu tenho os meus clientes fiéis e eu só tenho a agradecer a instituição por ter sido aluna, e agora por estar sendo homenageada. Eu agradeço a Dra Ana, à equipe do Nepuga e aos professores que compartilharam o conhecimento deles na jornada. Fico muito feliz e muito grata. Meus sonhos na área da estética foram realizados e são uma realidade para mim”.

Alta demanda e projeções na carreira

Marianna teve a oportunidade de continuar estudando e realizou mais uma pós-graduação, em Tricologia, ramo da ciência que trata dos pelos ou cabelos. A necessidade em continuar sua evolução se deu após um convite para atuar em uma clínica onde sua mãe realizava um tratamento há cinco anos. Marianna relata que ao concluir sua formação, ela não possuía condições de abrir um próprio local, e este convite foi importante para seu início atuando com saúde estética.

FARMACÊUTICA ESTETA BRILHOU NA PÓS-GRADUAÇÃO
Dra. Marianna Cosmo em atendimento – Arquivo Pessoal

Quando eu me formei, eu não tive condições financeiras de procurar um espaço só meu, de arcar com aluguel, com condomínio de um prédio, a cadeira – que é um sonho de todo mundo que trabalha com estética – e etc. E são coisas muito caras, então nessa época eu tinha uma noção de que eu não ia conseguir me desprender de fazer essas dívidas mensais sem saber como seria essa relação de captação de pacientes. Até porque, eu sou uma pessoa extremamente discreta, estou aprendendo a mexer no Instagram, então pra mim o marketing é uma coisa que eu tenho muita dificuldade, então eu tinha essas inseguranças“.

Com a oportunidade de emprego e as especializações, a sua demanda cresceu e veio o sentimento de inaugurar um espaço completamente seu.

Mari confessa ser grata pela oportunidade, mas com a estabilização da renda e a fidelização dos clientes, ela percebeu que estava na hora de seguir na carreira de maneira independente.

Nessa hora pensamos: Com uma clínica própria, muitos clientes, ela deve estar sem tempo para outras atividades, não é? Muito pelo contrário.

Não foi à toa que Marianna se destacou durante a pós-graduação o que a levou a conquistar o Prêmio Excelência Acadêmica 2022. Atualmente ela é professora em uma universidade, ministrando algumas disciplinas para o curso de Farmácia e Biomedicina, sendo uma delas, tecnologia cosmética.

WhatsApp Image 2023 11 01 at 15.05.11 1
Dra. Marianna Cosmo em atendimento – Arquivo Pessoal

Mari ainda teve a oportunidade de realizar um mestrado logo ao concluir a universidade, mas, segundo ela, por não ser a área que ela queria (estética e cosmética), ela decidiu por recusar a possibilidade, até por não ser especialista na área, título conquistado em seguida com o Nepuga.

Hoje sou especialista nessa área pelo Nepuga, e me surgiu uma oportunidade de fazer uma tese que mescla a estética e psicossomática, que é uma área que eu amo de paixão. Então, apesar de saber que vai ser super difícil, vai ser oneroso, é uma coisa que eu gosto, sabe? E eu não teria essa oportunidade lá atrás se eu tivesse feito (virologia). Então, eu sou muito grata ao Nepuga que acabou me habilitando e me abrindo também essa oportunidade”.

Marianna é outro exemplo de dedicação quando pensamos em nossa vida profissional. Sua história motiva e incentiva quem acredita que pode alçar voos ainda mais altos.

nepuga nepuga