loader image

Aprenda como montar uma equipe de estética de sucesso na sua clínica em 7 passos

Compartilhe com seus colegas!

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
X
Telegram

Índice

O objetivo é transformar os profissionais da saúde contratados em colaboradores capazes de levar a sua clínica ao sucesso. Mas, como fazer isso? A ideia do texto é te ajudar a entender como montar uma equipe de estética especializada a ponto de gerar os melhores resultados!

Para este texto não levamos em conta o tamanho da sua clínica. O que vale observar é que ela precisará ter um RT, Responsável Técnico, que vai responder pelos procedimentos que serão realizados ali. Se você tem pós-graduação em estética pode ser esse RT, por exemplo.

Também será preciso contar com alguém que faça o atendimento. Em um primeiro momento, caso tenha poucos pacientes, você mesmo pode fazer o trabalho. Mas, é natural que com o tempo você não possa mais ficar com essa função e aí contratar gente nova será necessário.

Dessa forma, considerando uma equipe que pode ser de 2 ou 20 pessoas, valendo a pena é focar na qualidade de quem está ao seu lado. Assim, será possível oferecer os melhores serviços, garantindo o bom atendimento ao público e agregando valor à sua marca.

montar uma equipe de estética

Os 7 passos para montar uma equipe de estética de sucesso

Os passos abaixo surgiram a partir da experiência das várias clínicas de estética e de modelos de negócios que estão dando setor no setor da Saúde e da Beleza. Além disso, coletamos as informações com profissionais que contaram as suas histórias para nós, como a Luana:

Ela dobrou o tamanho da clínica especializada em estética em 1 ano e hoje possui uma equipe multidisciplinar que é formada por 6 profissionais de áreas diferentes”.  Se você não leu essa narrativa ainda, clique aqui e leia mais tarde. Agora, vamos aos passos!

1 – Técnica

O profissional da saúde que for contratado para a sua clínica precisará ter a técnica exigida para cada função. Se for um profissional da saúde que vai realizar os procedimentos estéticos, por exemplo, precisará saber como trabalhar com os melhores métodos do mercado.

Uma ideia é investir em cursos práticos que contam com aulas práticas e garantem que esses colaboradores vão saber atuar em diversas situações, até mesmo quando há intercorrências. Por exemplo, o Pugacode é um método de harmonização facial extremamente seguro.

2 – Comunicação

O segundo passo é a comunicação interna. Esse é um requisito importante para toda empresa que deseja crescer de forma organizada e no setor da saúde não seria diferente. O colaborador, o fornecedor e outros envolvidos devem ter uma comunicação transparente.

Esse item vai fazer com que exista uma melhora em toda a relação no ambiente de trabalho. Vale a pena usar a comunicação interna para comunicados menos formais, também, além das notificações empresariais. É importante pensar em estratégias para se comunicar bem na hora de montar uma equipe de estética.

3 – Oratória

A oratória faz parte da comunicação. Só que aqui há um ponto diferente. A ideia é treinar ou capacitar os funcionários e colaboradores para aprenderem a falar com o público de modo que a linguagem da empresa seja representada da melhor forma.

Além disso, vale a pena se atentar para evitar o uso de gírias de linguagem e gírias, que poderiam causar uma má impressão na sua unidade. É claro que é preciso bom senso porque o ideal é falar a linguagem do paciente. A dica é tomar cuidado para não ser informal demais.

4 – Administração

Mais um passo importante: as práticas administrativas, que somam no quesito organização da clínica e gerenciamento da equipe de trabalho. É importante deixar claro quais são as ações que envolvem outras áreas do negócio, como das finanças e da atração de clientes.

Dessa forma, a administração será menos centralizada, ao passo que cada um dos indivíduos envolvidos poderá ter uma visão colaborativa com a evolução da clínica. Note que não se trata de repassar funções, mas sim de ter um time bem montado e fortalecido.

como montar clinica estetica guia completo

5 – Capacitação

O primeiro tópico foi sobre a técnica, certo? Aqui, a ideia é a capacitação na área, mesmo. Ou seja, não basta saber o método, o ideal é que a pessoa que vai trabalhar com você continue se atualizando sobre todos os temas que envolvem a clínica de estética.

Dessa forma, ao montar uma equipe de estética capacitada, será possível que cada um dos integrantes possam entender sobre cada uma das etapas e dos processos. Aqui, atente-se a temas cotidianos da empresa, como tecnologias, informática, atendimento, etc.

6 – Motivação

A motivação é importante para que qualquer time se mantenha em alta performance. Ou o contrário, também: se não está indo tão bem, eles precisam se motivar para conseguir melhores resultados em cada novo dia e sessão que se inicia.

E o grande desafio nesta hora é: o que fazer para manter a equipe motivada? Existem várias técnicas que costumam funcionar bem, como o incentivo através de prêmios, a possibilidade de ascensão na carreira, o custeio de viagens e assim por diante.

7 – Desempenho

O último dos passos para montar uma equipe de estética de sucesso é relacionado ao desempenho da equipe. Verdade seja dita: não adianta motivar e se empenhar se não gerar resultados. Então, use todas as ferramentas possíveis para avaliar o desempenho em consultas, vendas e satisfações do cliente.

É importante que se análise o que pode ser melhorado e o que pode estar sendo o seu entrave para o sucesso. Nessa hora, seja racional, entenda os erros, busque os acertos e tome decisões com base em dados. Trabalhe com a ideia de construção, isto é, construa o seu sucesso!

montar uma equipe de estética

O que está faltando para você empreender na estética?

Se você ainda não tem o próprio negócio porque não poderá responder pela empresa, lembre-se que uma pós-graduação em estética pode permitir isso, conforme as Leis. Assim, você se torna RT do lugar e dono do negócio todo, abrindo campo para o empreendedorismo.

Se você já tem a pós-graduação, o próximo passo é se planejar para iniciar essa carreira tão promissora, que tem agradado cada vez mais profissionais da saúde e montar uma equipe de estética TOP. E se te falta inspiração, calma, temos histórias de pessoas reais que conseguiram o sucesso, confira:

Blog|Gestão de Clínicas|News
Picture of Irving Malaguti

Irving Malaguti

nepuga nepuga nepuga