Após o sucesso do primeiro dia, com a abertura da idealizadora, Profª Ma. Dra. Ana Carolina Puga, e da palestra da terapeuta Sandrine Billard, o 3º Ciclo de Palestras trouxe para o debate acadêmico as terapias alternativas como complementares e aliadas ao emagrecimento. 

A primeira palestra, ministrada pela professora e naturopata, Alexia Cambria, abordou como as Terapias Quânticas e Naturais podem potencializar e atuar no emagrecimento. Na mesma linha, o Prof. Me. Dr. Joe Alves, apresentou como a Terapia Neural afeta diretamente o ganho de peso. 

As duas abordagens mostram como o emagrecimento está ligado ao emocional e psíquico. Além de complementares, as teorias apresentadas no segundo dia também se relacionam com todos os estudos apresentados no primeiro dia de palestra.

 

Terapia Quântica no emagrecimento: o controle da compulsão alimentar e do emocional pelos meios naturais

A professora e naturopata Alexia Cambraia, abriu o segundo dia do Ciclo com a palestra “Terapias Quânticas aplicadas ao Emagrecimento Saudável”, onde apresentou como os recursos naturais desintoxicam e melhoram o funcionamento do corpo. 

Segundo a professora, ao realizar um tratamento o profissional deve sempre olhar o paciente como um todo, levando em consideração os quatros tipos de corpos que uma pessoa tem: físico, mental, emocional e energético. Por isso, para que o protocolo de tratamento tenha resultado, é importante “não só fazer leituras corporais em relação aos sintomas físicos”. 

No que tange o emagrecimento, a professora mostrou que o profissional não deve focar apenas na perda de gordura, mas também em tudo que implica e resulte para que ele tenha aquele peso. 

“É importante verificar se o fato da pessoa estar ingerindo mais calorias do que precisa está relacionado à alguma questão psicológica ou emocional. Porque somos seres dotados de corpo emocional, físico, mental e energético, se não olharmos para a questão emocional, talvez não seja possível obter um resultado tão bom [de emagrecimento] quanto gostaríamos”, explicou a professora Alexia. 

A naturopata apresentou as técnicas e ferramentas mais utilizadas para tratar, principalmente, o emocional e o sistema endócrino, que implicam o ganho de peso, como acupuntura, auriculoterapia, fitoterapia e aromaterapia. 

Mas o destaque foi para a ozonioterapia, que além de promover e aumentar a imunidade do paciente, também atua no emagrecimento e na melhora da pele, combatendo celulites, estrias e cicatrizes. 

A professora ainda falou sobre a novidade de 2022: a pós-graduação em Naturopatia Quântica. “Ainda estamos desenvolvendo a parte pedagógica, mas vamos formar naturopatas completos, que conseguirão realizar uma leitura exata do paciente e aplicar as principais técnicas da Terapia Quântica, para tratar o terreno biológico, promover a saúde, autoestima e qualidade de vida.”

alexia

Terapia Neural aplicada ao emagrecimento saudável 

O Prof. Me. Dr. Joe Alves deu continuidade ao Ciclo ministrando a segunda palestra do dia, onde abordou como o sistema nervoso trabalha e afeta no ganho de peso. 

Assim como na Quântica, a Terapia Neural mostra como o profissional deve enxergar o paciente como um todo, por isso, esse estudo forma profissionais completos. “Porque a medicina hoje é dividida em áreas, mas o corpo é um só. E o tratamento deve ser feito dessa forma.”

O professor explicou como a mente interpreta as ações, objetos e tudo o que é exterior ao corpo, e como isso afeta as emoções e estimula o sistema nervoso, endócrino e imunológico. E isso também implica no emagrecimento e ganho de peso. 

Na apresentação, o doutor mostrou como a comida também pode estimular e trazer sensações boas, que irá implicar, posteriormente, numa possível compulsão alimentar ou pela busca do paciente pelas boas sensações que aquele alimento causa em seu corpo. 

“As emoções, muitas vezes, geram ansiedade, vontade de  comer. Isso porque, a comida libera fatores positivos, como relaxamento. […] A gente consegue trabalhar a auto regulação e equilíbrio do corpo, com a Terapia Neural, evitando a fome fora de hora, a compulsão”, explicou o Dr. Joel.

O professor ainda apresentou técnicas e métodos utilizados na Terapia Neural, tanto para a promoção da saúde quanto do emagrecimento, como a drenagem de linfonodos. 

Mesmo com um grande aprofundamento teórico, a palestra do professor Joel foi apenas uma pequena parte de todo o conteúdo da MasterClass em Terapia Neural, curso totalmente online que especializa o profissional da saúde para realizar um atendimento integrativo completo, trabalhando com o sistema nervoso e seus estímulos para a promoção da Saúde Estética.

joel alves

Além das palestras, durante o evento, os participantes podem concorrer aos brindes exclusivos dos patrocinadores do 3º Ciclo de Palestras, que são distribuídos por meio de sorteio. No segundo dia, foram sorteados 2 kits de 1 touca e 1 turbante cada, da Emmy, e 1 Fluído Facial Collagen System, da EstéticaBio.

O Ciclo é totalmente gratuito para os alunos Nepuga. Você ainda pode se inscrever no último dia do evento, aprender conteúdos exclusivos sobre Emagrecimento aplicado à Saúde Estética e Integrativa, receber microcertificados por cada palestra e, ainda, concorrer aos brindes dos patrocinadores. 

nepuga nepuga