A carreira como enfermeira levou renata oliveira a ter estabilidade financeira, mas agora ela quer conciliar enfermagem e estética para aumentar a renda e seguir estudando

Há 17 anos Renata Oliveira se formou em enfermagem. Uma grande conquista em sua vida que a fez ingressar na área da saúde como enfermeira e atuar cuidando de pessoas. Sempre determinada a evoluir na profissão, ela nunca parou de estudar e conquistar mais habilidades para encontrar sua melhor versão. Para isso ela pretende conciliar enfermagem e estética para se motivar e evoluir.

Renata sempre sentiu necessidade de buscar algo a mais, de se desenvolver e estar atualizada com os estudos e com o mercado de trabalho. Com o seu filho já mais velho, ela vê as oportunidades de crescimento mais próximas, afinal, ele já não depende mais de tanta atenção quando mais jovem e por isso ela consegue dispor do seu tempo para cuidar de si.

Renta tem a vida muito semelhante a milhões de brasileiras que batalham diariamente para promover o melhor para sua família e alinhar toda essa determinação com o que há de melhor para ela mesma. Valente, a experiente enfermeira ingressa na estética para conquistar mais uma vitória em sua vida.

Há 17 anos atuando em hospitais, ela que atua no serviço público, já possui vasta experiência no setor de enfermagem. Formada com a mesma quantidade de anos ela carrega consigo a necessidade de sempre estar em desenvolvimento.

Traçando novas metas

Com o seu filho já em idade escolar, Renata despertou o interesse em realizar mais uma pós-graduação. Mesmo que estivesse em constante aprendizado em casa com leitura de conteúdos pertinentes à sua área, ela não tinha tempo livre por ter responsabilidades como mãe. Com a independência” do seu filho para algumas tarefas e sua ida para o ambiente escolar, ela se viu com tempo livre e decidiu por otimizá-lo e encontrou na estética uma forma de unir o desejo e o gosto por estudos em mais uma fonte de renda.

Renata conta que não fez essa escolha apenas pela questão financeira, afinal, com o seu atual trabalho ela não possui dificuldades de renda, mas que estudar para ela é sempre algo prazeroso, porém, o contato com a estética a fez se encantar pela área e assim incentivar ela a pensar em conciliar o seu trabalho na enfermagem com a nova especialização.

CONCILIAR ENFERMAGEM E ESTÉTICA

Durante as aulas, Renata foi se interessando mais pela área da estética e conta que muito do que se evolui depende da dedicação do próprio formando. Ela não acreditava que seria um caminho em sua vida profissional, mas o contato com as vivências, os conteúdos on-line, foram incentivando-a.

“Na verdade, eu não acreditava (que iria realizar a pós), até porque eu trabalho muito e a questão financeira não era um problema. Tomei gosto, peguei indicação da especialização no Nepuga e estou satisfeita com a metodologia”.

A estética como autocuidado

Renata revela que já sabe quais procedimentos pretende realizar. Em razão da falta de tempo por conta do seu atual trabalho, ela acredita que poderá aproveitar melhor a especialização se realizar atendimentos com injetáveis, levando em consideração o custo dos procedimentos com aparelhagem. “Gostaria da área de injetáveis, não com aparelhagem. Eu já tenho muitos horários ocupados pelos plantões, e a aparelhagem não tem retorno financeiro que eu espero, diferente dos injetáveis. Preciso canalizar meu tempo de maneira que dê retorno financeiro bom e rápido, que hoje em dia é harmonizações”.

Por ser enfermeira, ela carrega em si o desejo de contribuir com o próximo. A escolha por cursar Enfermagem foi justamente pelo prazer de contribuir com o cuidado das pessoas. O ato de cuidar é o que a fez entrar e permanecer na enfermagem.

Renata ainda observa que dentro da categoria, muitos profissionais acabam realizando atendimentos e prestando assistência para diversas pessoas e esquecendo do autocuidado, seja ele com a aparência ou até mesmo psicologicamente. Ela acredita que ao entrar para a estética, muitos desses profissionais poderão também observar melhor essa necessidade e começar a também ter um cuidado especial consigo mesmo.

“Vejo a enfermagem e a estética muito ligadas. A minha escolha pela enfermagem e o que me fez ficar ainda na área, e o ato de cuidar, e a gente se preocupa tanto com o próximo, que nos esquecemos de nós. Vejo muitos amigos debilitados, cansados fisicamente e mentalmente, não conseguindo executar o autocuidado. Por isso acredito que a estética possa contribuir com isso também, afinal, eu sou consumidora de procedimentos estéticos e percebo o quanto eles podem contribuir com a nossa autoestima”.

Renata fala com propriedade, pois realiza em si procedimentos estéticos há muitos anos, dentre eles a drenagem linfática, para não reter líquido após o plantão, aplicações de botox e outros. Para ela, lidar com esses atendimentos terá uma tranquilidade por estar em contato com essas experiências há 10 anos.

Case Rio 3 de 124

Conciliar enfermagem e estética

Ela também não irá abandonar a enfermagem após a conclusão da pós-graduação. A ideia é conciliar as duas funções. “Vou fazer tudo. Não vou abraçar o mundo, mas como meus outros empregos são públicos, não posso abrir mão. E são empregos que me deixam mais habilitada para a parte da estética, além da captação de clientes. Vai ser importante unir as duas até para não “perder a mão” e o manejo com o próximo”.

Renata conclui que a pós-graduação tem sido de grande valia para seu crescimento. Ela que é apaixonada pelos estudos, tem avaliado como positiva essa experiência na especialização. “É uma boa opção, constante crescimento e atualização. O tempo inteiro vai me motivar a buscar novas técnicas e novos procedimentos. Às vezes a própria profissão nos deixa um pouco limitada, por pensarmos que dominamos todos os aspectos de tal assunto, mas vemos que há sempre um novo caminho que se torna motivador para desenvolver cada dia mais”.

nepuga nepuga