Para o Dr. Alexandre de Oliveira, a escolha da  profissão veio justamente pelo seu dom. Trabalhando atualmente como enfermeiro na área hospitalar, enquanto se  especializa em Enfermagem Estética, ele afirma que sempre soube que área queria seguir.

A enfermagem é um dom meu desde criança, eu já gostava de cuidar, então quando eu comecei a faculdade e vi novos horizontes”, conta ele.

Depois de concluir  a graduação em Enfermagem, o Dr. Alexandre estava determinado em seguir carreira na área da saúde pública, então cursou programas de pós-graduação áreas da família, cardiologia, geriatria e gerenciamento.

Após muitos anos trabalhando na área, decidiu levar adiante seu sonho de ser um Enfermeiro Esteta, “Na verdade a estética é um sonho antigo, desde quando finalizei a graduação  eu já tinha a intenção seguir para essa área, mas fui adiando e no final acabei conseguindo cursar só agora”.

Iniciando sua pós-graduação em Enfermagem Estética no ano de 2020, o Dr. Alexandre se redescobriu na área, que apesar de ser muito diferente dos plantões a que está acostumado, conquistou a dedicação do futuro esteta.

Ainda trabalho na área hospitalar, mas a estética é o meu futuro, por enquanto ainda estou engatinhando e aprendendo muita coisa nessa nova especialização, mas a Enfermagem Estética é o meu objetivo profissional agora”, afirma ele.

A mudança de área pode ser um processo complicado para alguns profissionais. Isso porque, na transição entre a área hospitalar e a Enfermagem Estética, mudanças na rotina de trabalho, horários e rentabilidade são só o começo, mas para o Dr. Alexandre o saldo dessa migração é positivo.

“É bom você trabalhar com imagem e melhorar a autoestima dos pacientes, isso traz benefício tanto para a pessoa quanto pra gente que é profissional, porque é gratificante poder atuar em uma disfunção estética e mudar algo que impacta tanto na vida e no psicológico daquele paciente”, contou o pós-graduando.

Presença dos homens na Enfermagem Estética 

Assim como dizem que a enfermagem é uma área feminina, a estética também é considerada uma profissão destinada  às mulheres, mas segundo o Dr. Alexandre é uma questão de dom. Dessa maneira, os homens que ingressam na estética quebram essa barreira, “Na minha opinião não existe muito essa questão de gênero na verdade, o mais importante é gostar, se dedicar e ter o dom para lidar com a área da saúde, o resto não importa, hoje até já tem muitos homens trabalhando na estética”.

Ignorando qualquer tipo de preconceito por ser um homem na área  da Enfermagem Estética, o Dr. Alexandre comenta que  o retorno financeiro chamou sua atenção, mas não foi o único fator atrativo. “Não só a parte financeira, mas também a autonomia do enfermeiro. Porque na área hospitalar ficamos muito engessados com relação a realização de procedimentos, e dentro da estética você tem a sua individualidade”, explica o Dr.

Concluindo a parte prática de sua especialização, o profissional já começou a atender alguns amigos e familiares para aperfeiçoar ainda mais suas habilidades práticas, mas por enquanto concilia as duas profissões. “Trabalho no hospital de manhã e à tarde trabalho com estética. Futuramente pretendo montar a minha própria clínica e começar a divulgar. Por enquanto estou conciliando a área hospitalar e a estética, até chegar a hora que vou poder abrir mão de uma”, explica.

Já pensando em seus próximos passos dentro da Enfermagem Estética, o Dr. Alexandre diz que sua expectativa é conseguir abranger um público cada vez maior. “Conforme o meu desenvolvimento profissional quero crescer e ir aumentando a minha clientela. No futuro o meu sonho é a estética, e é nisso que estou investindo”, finaliza o futuro especialista.

nepuga nepuga