Dra. Ana Carolina Puga marca presença no II Congresso Brasileiro Harmoniza Brasil

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Neste final de semana, dias 29 e 30, aconteceu o II Congresso Brasileiro Harmoniza Brasil, em Salvador-BA. O evento trouxe grandes nomes do mercado da estética e especialistas em Harmonização Facial para falar sobre o segmento e abordar os temas em alta, como bioestimuladores, toxina botulínica, preenchimento, entre outros.

 

A Profª. Ma. Dra. Ana Carolina Puga foi uma das personalidades que marcaram presença na conferência. Após um longo período participando apenas de eventos online devido à pandemia, a Dra. se mostrou feliz por estar de volta aos palcos presencialmente. 

 

“Participar deste congresso presencial em Salvador foi revigorante. Voltar aos palcos depois de uma temporada afastada por conta da pandemia foi, sem dúvidas, um ótimo momento!”, conta.

 

Como nome de autoridade e especialista na área, a Dra. Ana Carolina ministrou sobre o tema Harmonização Facial Contemporânea: Evolução e Tendências.

 

“Compartilhar sobre a história, evolução e tendências dentro da Harmonização Facial foi fundamental para os profissionais presentes, principalmente para aqueles que realmente estão dispostos a contribuir no fortalecimento e solidificação das classes dos profissionais da saúde que podem atuar com esta prática”, ressalta.

 

Veja abaixo um pouco sobre os principais pontos abordados pela Dra. em sua palestra. 

 

 

Evolução da Saúde Estética 

A palestra da Dra. passou pela contextualização histórica da estética facial e também sobre a evolução dos profissionais que ocupam essa categoria no momento. 

 

Ou seja, uma das grandes evoluções foi o fato de profissionais da saúde, como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, biólogos estarem à frente da Saúde Estética Avançada neste momento. 

 

A Estética mudou a vida desses profissionais, uma vez que eles trabalhavam em cargas horárias exaustivas, desmotivados e sem perspectivas de terem seu próprio negócio. E, atualmente, profissionais da saúde aplicam toxina botulínica, preenchedores no mundo todo e empreendem. 

 

E isso tudo se deve ao fato da existência da Biomedicina Estética, que já soma mais de 10 anos de história. Quando a Dra. Ana Carolina se apresentou à Plenária e conseguiu a habilitação para o biomédico trabalhar com estética, foi apenas o estopim para que as outras categorias reivindicassem aos seus conselhos a habilitação em estética para eles também, nascendo uma nova classe.

dra ana carolina puga

Mais conhecimento em procedimentos 

A saúde estética veio para revolucionar não apenas a carreira dos profissionais da saúde, mas também os procedimentos realizados. 

 

Antes, para alcançar uma harmonização facial, era preciso submeter-se a procedimentos cirúrgicos que muitas vezes são agressivos, como rinoplastia, blefaroplastia, lifting cirúrgico, e que trazem um pós-operatório mais lento e doloroso.

 

Atualmente, existem procedimentos não-cirúrgicos que são minimamente invasivos, possibilitando trazer excelentes resultados apenas com aplicação de toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores. 

 

 

Evolução dos preenchedores

Inclusive, os preenchedores obtiveram uma evolução gigantesca. Em sua palestra, a Dra. trouxe uma linha do tempo mostrando substâncias injetáveis que eram utilizadas há anos e que proporcionavam inúmeras intercorrências. 

 

Como a parafina líquida, que começou a ser utilizada em 1889 e foi descontinuada após causar embolia pulmonar e formação de granulomas. A gordura, utilizada para preenchimento dérmico a partir de 1893, é uma substância biodegradável e de curta duração. 

 

Na década de 50, o uso do silicone líquido ganhou espaço entre os procedimentos estéticos da época, entretanto, as intercorrências eram frequentes. Já em 1985, o colágeno (tanto humano como bovino) também era utilizado como volumizador em preenchimentos, porém era biodegradável e de curta duração e por ser uma substância alérgena, os problemas que surgiam eram maiores que os benefícios. 

 

Foi em 1990 que os vestígios dos procedimentos estéticos que conhecemos hoje começaram a aparecer, com o surgimento do ácido hialurônico, que é biocompatível, biodegradável, seguro e absorvível. 

 

E em 2000, chegam os bioestimuladores de colágeno, que são responsáveis por trazer mais sustentação à pele que apresenta rugas, linhas e flacidez. As substâncias utilizadas como bioestimuladores são: Ácido Poli L Lático, Hidroxiapatita de Cálcio e Policaprolactona.  

 

Com essa evolução dos preenchedores, foi possível minimizar as intercorrências após os procedimentos, uma vez que os produtos têm maior qualidade e a forma como são aplicados também oferece maior segurança. 

 

 

Dra. Ana Carolina Puga e as tendências e técnicas revolucionárias! 

O método Pugacode® criado pela Dra. Ana Carolina Puga para procedimentos minimamente invasivos traz segurança tanto ao profissional quanto ao paciente, além de ser seguro, eficaz e econômico. 

 

Vendo a necessidade de trazer um método com essas características ao mercado de Harmonização Facial, a fim de formar profissionais estetas de alto nível, a Dra. Ana Carolina Puga relança seu curso de Harmonização Facial em formato MasterClass, com 12 módulos, carga horária de 180 horas no formato híbrido com dois dias de vivência clínica e módulos extras e 80 horas no online. 

nepuga

Tenha acesso a todos os vídeos e conteúdos do nosso Curso Online

Matricule-se mais abaixo para continuar assistindo