Na última sexta-feira (20) a Dra Ana Carolina Puga foi recebida com empolgação na UNESP de Botucatu, ocasião em que ela esteve presente para participar do 26º Encontro Nacional de Biomedicina, ministrando uma palestra e minicurso para graduandas em Biomedicina.

Não foi a primeira vez que a Dra Ana esteve presente na UNESP de Botucatu, mas o contexto era bastante diferente da primeira vez. Conforme ela mesma relembrou durante sua palestra, visitou também a universidade logo após a plenária que tornou a especialidade em Biomedicina Estética possível, lá em 2010.

Hoje, o cenário é claramente muito diferente, diante da plena consolidação da Estética como especialidade na Biomedicina. Então, se tratando de um evento dedicado à formação biomédica, é claro que a estética não poderia ficar de fora, e a Dra Ana foi convidada como renomada profissional da área.

Em um dia todo de evento, a mãe da biomedicina estética falou sobre a criação e formação na área, trazendo um pouco de toda sua experiência para os profissionais em formação, para o privilégio dos presentes, que certamente já possuem algum interesse na área, mas, ao mesmo tempo, estão em um momento de formação decisivo para a própria carreira.

20231020 0943542

É também um privilégio para a Dra Ana, que presa muito pela experiência em sala de aula. Tendo o ensino como uma de suas missões de vida, toda oportunidade de mostrar um conteúdo que não é apenas significativo como mais um aprendizado, mas em seu poder  intrínseco para transformar a vida das pessoas.

Em cada uma de suas presenças em sala de aula, ela faz questão de levar essa inspiração, de mostrar caminhos e oportunidades para os profissionais da saúde. E dessa vez não foi diferente.

Uma oportunidade de desenvolver técnicas essenciais para profissionais da estética

Durante a tarde, os alunos presentes praticaram com diferentes técnicas a fim de desenvolver habilidades para aplicação de injetáveis. Utilizando a técnica com berinjela – que se assemelha muito à densidade e firmeza da pele humana – as alunas testaram diferentes ângulos de aplicação, de acordo com as instruções e suporte da Dra Ana.

20231020 1428252

Utilizando lâminas, as alunas também puderam praticar retroinjeção e exercitar a quantidade de produto na aplicação. É dessa forma que se inicia o desenvolvimento de habilidades motoras e de precisão tão importantes para quem deseja atuar na estética.

Este foi o primeiro contato com mais aprofundamento dedicado à estética para a maioria dos presentes, e todos aproveitaram muito, tirando dúvidas e desvendando suas primeiras curiosidades mais práticas a respeito dessa formação.

O Encontro Nacional de Biomedicina

No dia 19, o Dr Silvio José Cecchi também esteve presente, e abriu o evento falando sobre a formação e as especialidades na biomedicina. Na oportunidade, citou a Biomedicina Estética como destaque, mas também tratou de outras área, e falou do surgimento do conselho (CFBM), reafirmando a importância da biomedicina e suscitando orgulho pela área de formação e atuação.

26º Encontro Nacional de Biomedicina
Dr Silvio José Cecchi e Dra Ana Carolina Puga prestigiam o 26º Encontro Nacional de Biomedicina

Agora em sua 26ª edição, o Encontro Nacional de Biomedicina tem como princípio aproximar alunos e pesquisadores das diversas possibilidades de atuação dos biomédicos dentro da saúde.

Foram 3 dias com minicursos teóricos e práticos, promoção de palestras e painéis. Em sua edição anterior, o evento recebeu cerca de 200 congressistas.

nepuga nepuga