Através da Enfermagem Estética, o Thales Cunha Gonzaga realizou sonhos. Ele que abriu a sua primeira sala através da pizzaria do sogro, hoje sonha alto: criar um centro de referência em estética. E quer saber: está muito próximo de realizar o objetivo. Conheça a história!

O novo enfermeiro

O Thales tentou iniciar um curso de graduação que não era da área da saúde, o de Administração. “Mas, vi que não era para mim”. Ao mesmo tempo, os profissionais da enfermagem estavam sendo muito requisitados no mercado. E o Thales teve uma ideia.

Eu decidi fazer o curso de enfermagem. Comecei a graduação e cada dia mais fui me interessando por ela”. Após a conclusão do curso, ele começou a trabalhar com um paciente no formato home care.  

Mas, o Thales queria mais. Ele queria a área hospitalar. “Eu queria poder ajudar mais as pessoas. Por isso, acabei entrando na área de urgência e emergência. E trabalhei nos hospitais da região de Bragança Paulista (SP)”.

Ajudar as pessoas

Essa ideia de ajudar as pessoas começou a fazer cada vez mais sentido para o Thales. Tanto é verdade que o profissional da saúde começou a notar que poderia ajudar as pessoas de outra forma, focando na autoestima. Esse foi o estalo para pensar na possibilidade da especialização em enfermagem estética.

Eu vi que podia fazer algo a mais por elas e não apenas uma medicação, mas trazer um conforto. Aí eu falei chega. Por mais que eu tente ser o melhor, eu estava vendo muita coisa triste e eu não queria mais. Então, fui fazer saúde pública”.

No entanto, essa nova experiência também não agradou ao Thales. E o motivo é que ele sempre gostou mais da área estética. “Quando eu era pequeno, eu sempre gostei de cremes e essas coisas, toda a parte de cosmetologia”.

E foi neste momento, depois de adquirir uma bagagem na área hospitalar, que ele decidiu experimentar o novo. “Aconteceu um episódio em que uma pessoa querida da gente acabou falecendo e ela sempre falava assim pra mim: vai fazer o que você gosta e o que você sonha”.

Assim, o Thales foi realizar o seu sonho, que era o da Enfermagem Estética.

A Enfermagem Estética

O enfermeiro de SP conta que antes mesmo de entrar na área hospitalar pensava na pós-graduação em estética. Porém, naquela época ainda não tinha condições e segurança. Ao ver as postagens da Dra. Ana Carolina Puga, começou a se interessar mais pelo curso.

Era aquilo que me incentiva um pouco mais – de querer correr atrás e fazer alguma coisa a mais. Então, mesmo sem ter condições de pagar no momento, fiz a matrícula porque era o primeiro passo mais importante para mim”.

Assim, o Thales ingressou na pós-graduação de Enfermagem Estética. E hoje ele já conta alguns dos seus frutos. “Você vai continuar lidando com as pessoas, porém, com autoestima baixa e que tem algo que ela quer melhorar. A palavra certa é gratificante”.

Ir atrás de um sonho não é tarefa fácil, comenta o enfermeiro de SP. “Mas, quando a gente tem persistência, com garra a gente consegue. Agora, eu tenho outros projetos. Mas, eu tenho certeza que, do jeito que a gente está indo, eu vou conseguir concluir também”.

O Natal em família

Formado há quase uma década em Enfermagem, o Thales conta que um dos seus maiores sucessos é passar o Natal e o Ano Novo junto com a família. Veja esse trecho emocionante que ele contou durante a entrevista.

Eu decidi que o ano passado foi o último ano que eu trabalharia nessas datas especiais. Eu não quero mais ter essa indisponibilidade de estar com a minha família. E para mim, hoje, a minha família é o mais importante. Se eles me apoiam eu tenho força para correr atrás de tudo. Minha mãe, meu pai, a minha avó que mora com a gente”.

A clínica está se desenvolvendo muito bem. E eu coloquei para mim que esse ano eu vou poder falar assim: gente, liberem os funcionários, Feliz Natal e Feliz Ano Novo para todos vocês, a gente vai entrar em recesso dia 20 e só vamos voltar no dia 15. Ter essa possibilidade e de ter essa autonomia de você pegar e falar isso é algo incrível”.

Por isso, ele agradece todos os dias pela experiência de fazer a Enfermagem Estética e se tornar dono da própria carreira. “Todos os dias eu agradeço imensamente a pós pela experiência que eu tive, o aprendizado com os professores, etc”.

O estudo passou a permitir mais possibilidades de procedimentos para os pacientes e melhores resultados para eles. “Graças a Deus eu só tenho a agradecer”.

Os novos desafios

O Thales conta que quando você trabalha CLT (Carteira Assinada), tem a vantagem de ter um salário pré-definido e fixo. Porém, a chance de crescimento não é tão exponencial como quando se trabalha por conta própria.

Até poderia ter uma prospectiva para você poder crescer o seu salário. Mas, não vai acontecer. E você vai continuar naquela rotina de um plantão de 12 por 36 ou 5 por 8 ou 6 por 1. É exaustivo demais. Eu sei como isso funciona”.

Além disso, o profissional da saúde comenta que com os novos procedimentos da Enfermagem Estética é possível conseguir um salário que é compatível com o que se ganha na CLT. Veja esse exemplo que o Thales cita.

A vantagem financeira

E quando você tem os procedimentos, fechando 3 ou 4 deles você já pagou o seu salário do hospital. Então, vale a pena. É gostoso porque é gratificante para você, que vê que o seu trabalho está sendo bem feito. Porque um cliente atrai o outro”.

Thales faz curso de pós-graduação em Enfermagem Estética

A primeira meta dele já foi alcançada, que era a montagem de uma clínica. Agora, vem o sonho ainda maior e mais ousado. “A gente tem que acreditar nos nossos sonhos e a gente tem que correr atrás. Um dia, quando Deus planejar todos os planos, eu quero fazer um centro de referência. Essa é a meta”.

E o Thales conta que sabe que vai conseguir chegar nesse objetivo. “E sei que só vou conseguir isso me especializando, só vou conseguir isso buscando coisas novas, trazendo informações e atualizações para que eu posso fornecer para os meus pacientes”.

Um passo de cada vez

Com a enfermagem estética, o Thales ousou. Mas, não pense que tomar decisões é fácil. Atualmente, o enfermeiro tem 3 trabalhos, o que toma todo o seu tempo – e ele ainda consegue um espaço na agenda para fazer as aulas de pós-graduação.

Eu faço 12 x 36 noturnos. Saio e vou para o laboratório, onde fico das 7h30 até as 12h30. Aí vou para a minha clínica e fico até as 19 horas. A minha base é a minha energia e o foco que eu tenho para realizar o meu sonho. Assim, eu acabo dormindo por volta de 4 ou 5 horas por dia para conseguir dar conta de tudo. Então, essa é a minha correria”.

Ele conta que no começo, nada é fácil. “Até porque se fosse fácil demais, todo mundo faria”. Antes dessa correria, o Thales falou que chegou a fazer 36 horas de plantão. “Eu trabalhava em dois hospitais no período noturno e um hospital de manhã”.

As decisões

Uma das decisões mais importantes foi sair um pouco da área hospitalar para se dedicar mais a parte da estética, ao curso da pós-graduação em Enfermagem Estética.

Eu fiquei somente em um hospital. Hoje, estou nesse hospital noturno e coordeno uma clínica na parte do laboratório e a tarde fico na minha clínica, que foi um grande passo na minha vida”. E ele conta sobre a abertura da sua primeira clínica de estética:

Comecei abrindo uma sala atrás da pizzaria do meu sogro e foi assim que eu comecei a atender. O primeiro atendimento foi um vasinho e quando eu recebi o pagamento eu pensei ‘comecei’. O resultado daquela paciente me incentivou mais”.

Depois, ele ampliou o espaço: “Foi quando eu decidi que eu deveria abrir um espaço, que eu deveria abrir uma clínica. E dia 9 de janeiro foi o dia que eu inaugurei a minha clínica em Bragança Paulista”. Agora, o futuro você já sabe: “o centro de referência”.  

nepuga nepuga