Atenta às oportunidades para sua carreira, a Silvia Letícia Barbosa está renovando sua paixão pela profissão através da mudança – seu encontro com a especialização de enfermagem estética tem representado uma alternativa para continuar trabalhando com o que ama, mas sem o desgaste de plantões tão longos, e com a possibilidade de empreender.

Silvia Letícia se dedica à enfermagem há 16 anos, 10 deles na urgência e emergência. Ela tem verdadeira paixão pela profissão que escolheu para sua vida, pela atenção e cuidado que promove através dela. Por isso, não se vê fazendo outra coisa, mas reconhece que a realidade de trabalho de quem se dedica a enfermagem emergencial hospitalar é bastante desgastante.

Ela relata sua visão sobre a formação e carreira de profissionais da saúde, afirmando que há uma ideia fixa de que só é possível trabalhar em hospitais, e pronto. Mas Silvia resolveu pesquisar, em busca da quebra desta convicção, descobrindo assim seu potencial na saúde estética, que ela está desenvolvendo na especialização de Enfermagem Estética.

A busca constante por estudo e crescimento

E ela conta que não vai parar nessa especialização, seus planos são de continuar estudando mais e mais da área, o que é muito importante para profissionais da saúde em suas trajetórias.

É claro, seguir se aprimorando e atualizando é importante em todas as profissões, mas na carreira de profissionais da saúde essa necessidade tem ainda o grau de responsabilidade que envolve o bem-estar e a integridade física de outras pessoas.

No caso de Silvia, sua formação para tamanha responsabilidade começou lá em 2003, com o curso de instrumentação cirúrgica. Mas, faltando 3 meses para terminar, precisou se mudar para o Rio de Janeiro, onde, não encontrando o mesmo curso para dar continuidade, optou por cursar Enfermagem.

Cursando primeiramente o grau técnico, enxergou nesse um caminho que realmente queria para sua vida, e então realizou também a graduação na área, assim como a especialização em urgência e emergência.

Especialização de Enfermagem Estética

Na especialização de enfermagem estética, um novo universo de atuação

Agora, 10 anos após essa especialização, a Silvia está se encontrando também na enfermagem estética. E descreve a recente descoberta como um outro mundo, por sua diferença em comparação ao trabalho a que vem se dedicando ao longo de todos esses anos.

Como Silvia comenta: “Na estética, eu vejo a possibilidade de melhorar, além da minha qualidade de vida, melhorar financeiramente e, nesse primeiro momento, eu quero ficar nesses dois mundos – são dois mundos diferentes: o mundo da emergência e o mundo da estética.”

Dois mundos diferentes, e a Silvia se identifica com ambos, se vê realizando as duas formas de cuidado. A estética veio para agregar à enfermagem, quanto a oportunidade de garantir um retorno financeiro melhor no seu trabalho, além de poder trabalhar em plantões menos desgastantes.

“A forma de cuidar é diferente. E, na estética, eu vejo que as pessoas chegam tristes também por algo que está incomodando, e é muito bom quando você pode proporcionar  essa autoestima para ela. São dois mundos completamente diferentes, e eu acabei me identificando com os dois.”

Assim, pode colocar em prática sua paixão pela enfermagem com a renovação do seu significado, potencialidades e oportunidades.

A saúde estética tem se tornado algo muito maior do que ela imaginou quando iniciou suas pesquisas por novas oportunidades de especialização. Na realidade da rotina de quem se debruça de verdade sobre a área, como a Silvia tem feito, é um novo universo de possibilidades que se apresenta, uma verdadeira renovação de oportunidades dentro da enfermagem e do cuidado.

nepuga nepuga