Tenho certeza que você vai se identificar com a trajetória dessa farmacêutica especialista em estética. Ao recapitular seu histórico profissional e de formação, ela percebe uma clara evolução de carreira.

Seu nome é Mariana Marçon, e o início de sua formação profissional se deu a passos incertos, como é comum acontecer. Afinal, são muitas as possibilidades disponíveis diante de quem está começando em busca de uma formação que tenha a ver consigo, somado ao desafio de se encontrar em uma profissão de boa remuneração.

Pesquisando sobre possibilidades de graduações, a estética logo de cara pareceu uma boa opção, mas ela conta que a atuação da época para essa formação não contemplava seus interesses. Então, ela prestou vestibular para diferentes áreas e acabou optando pela farmácia.

Na farmácia, ela explica que seu interesse era trabalhar na indústria de cosméticos. Já que sempre gostou de se cuidar, a dedicação a essa formação parecia fazer sentido.

Mas as oportunidades levaram Mariana a trabalhar em um hospital oftalmológico, onde aprendeu muito. Suas ambições eram no entanto ainda maiores, então resolveu voltar a pesquisar sobre formação, agora dentro das competências que ela já tinha, se inteirando das possibilidades de especialização para quem era graduado em farmácia.

Essa pesquisa rendeu um reencontro com o que ela queria desde o começo de sua busca, e ela descobriu que poderia se pós-graduar em Farmácia Estética, era a especialização perfeita para alcançar seus objetivos, nas palavras de Mariana:

“Eu amo esse universo e vi que poderia ser feliz na minha profissão!”

farmacêutica especialista em estética

Perguntada sobre o que mais realiza profissionalmente, a farmacêutica esteta reforça: “É fazer algo que amo, que me faz bem. Cuidar do próximo, me conectar, trocar experiências e motivar/ajudar muitas pessoas a também vir para a estética. Hoje, sou realizada profissionalmente e amo o que eu faço. E todos os dias o que me motiva é saber que tenho alguém me esperando para realizar um sonho e eu poder fazer parte disso. É ver que confiam no meu trabalho e que me dedico muito para isso.”

Farmacêutica especialista em estética, e empreendedora

Ela se formou na pós de estética em 2019, e no ano seguinte já começou a atender. Conta que não foi fácil empreender, mas teve a coragem de sair do emprego antigo e alugou seu primeiro consultório nesse contexto.

Foi muito desafiador. Tanto para empreender como para ser um profissional de excelência na estética é preciso constante prática, pesquisa e atualizações. Mariana sabia disso e, diante das dificuldades e desafios, ela continuou fazendo cursos, participando de congressos e se empenhando para se aprimorar de todas as formas dentro do seu alcance.

Atualmente, ela conta que se vê como outra profissional: “Acho muito importante nessa área o profissional sempre se atualizar, buscar cada vez mais se capacitar, vai além da estética, trabalhamos com saúde e com muita responsabilidade. Vai fazer 3 anos em Setembro que comecei atender, e hoje vejo outra Mariana.”

A superação dos desafios

Tópicos como precificação e empreendedorismo foram assuntos abordados nos cursos que ela fez, mas o know how é adquirido com experiência de causa, correndo atrás. Por isso, além dos cursos específicos de estética, ela relata também muito estudo dedicado a marketing, postura e posicionamento profissional. Canais no YouTube e plataformas de cursos online a ajudaram nesse sentido.

Sobre prospecção de pacientes, Mariana tem a felicidade de ressaltar que a maioria de seus pacientes estão com ela desde o início e a indicam muito.

As mídias digitais são uma grande oportunidade para prospectar novos pacientes e mostrar o seu trabalho, o que se tornou uma grande ferramenta, além de um portfólio em que a farmacêutica consegue visualizar seu crescimento profissional.

Em seu perfil no Instagram, ela posta também conteúdos informativos sobre os procedimentos que oferece, que são principalmente harmonização facial e corporal, tricologia e PEIM.

farmacêutica especialista em estética

Devagar e sempre

Atualmente, seu espaço para atendimentos fica em um prédio que conta com profissionais também de outras áreas. Mas a farmacêutica especialista em estética tem como objetivo obter seu próprio espaço, ter mais profissionais atendendo a seu lado e poder ajudar cada vez mais pessoas.

Metas que ela com certeza vai alcançar da maneira como ela sempre realizou suas conquistas: um passo de cada vez. Por isso, encerramos com as palavras da própria Mariana sobre seus processos e evolução:

“Subi os degraus devagar e assim continuo. Devemos sempre dar um passo por vez e não querer pular etapas. Jamais nos comparar com alguém e fazer sempre o nosso melhor em cada atendimento.”

nepuga nepuga