A Sheila é uma farmacêutica hospitalar. Ela gosta muito do que faz e sabe que a sua profissão permite um leque de possibilidades. A partir disso, decidiu sair da sua zona de conforto. Recentemente, entrou numa Pós-Graduação e em breve se tornará farmacêutica esteta.

Em pouco tempo, a Sheila dos Santos poderá colher os bons frutos que esse mercado permite: trabalho em horários mais flexíveis e lucro. Em um primeiro momento, não vai sair do hospital porque gosta de estar lá. Ao mesmo tempo, sabe que o futuro da estética é promissor.

Além de me aprimorar em uma área, posso aumentar a renda com algo que gosto de fazer, a partir de novas habilidades. E a estética possibilita a autonomia, aumento de renda e quanto mais você quiser se dedicar, então, maior vai ser o seu retorno. A autonomia é sensacional”.

Para quem tem formação profissional na área da saúde, esse texto será inspirador. Sabe aqueles momentos em que, mesmo gostando muito do que faz, a gente percebe que podemos ir além, enfrentar desafios e sair da zona de conforto? É isso que a Sheila está fazendo.

Os vários leques da Farmácia

A Sheila sabia que a Farmácia tinha esse diferencial de permitir que os seus profissionais atuassem em várias especializações. É o que ela chamou de “os vários leques da Farmácia”. E dentre as possibilidades, ela escolheu o hospital.

Na Farmácia, você tem a oportunidade de se especializar em hospitais, nutrologia, laboratórios e agora na parte estética, também. Essa diversidade de atuação foi um dos maiores motivadores para eu ter escolhido esse Curso de Graduação”.

A primeira curiosidade sobre a Sheila é que, diferente da maioria dos profissionais dos hospitais que sofrem com as rotinas intensas, ela gosta do trabalho. “Adoro o que eu faço, trabalho em um grande hospital de uma grande rede. Eu sou muito feliz na atual profissão”.

Essa parte é bem interessante porque já contamos antes uma história parecida. Só que naquela ocasião, a Renata Lima Ribeiro contou sobre a sua rotina turbulenta em hospitais. “Eu trabalhei mais de 24 horas em uma rotina apertada”. Relembre aqui.

O fato é que mesmo gostando do trabalho no hospital, a Sheila decidiu sair da sua zona de conforto e aprender novas atuações dentro da Farmácia. “Um dos motivos de eu ter feito a escolha da Pós em Estética foi a ideia de não parar de estudar”.

A especialização em Estética

Ela contou que já tem especialização na sua área, que é a hospitalar. No entanto, quis fazer “algo diferente”. E foi na pandemia que teve essa virada de chave, que foi quando o atendimento remoto ganhou os holofotes dos profissionais da saúde.

Eu comecei buscando uma Pós-Graduação em prescrição. Eu pensei em prescrever em atendimento. E nessa busca apareceu a estética, ou melhor, a farmacêutica esteta, que poderia prescrever e atender o paciente com procedimentos estéticos”.

O que ela fez? Foi procurar respostas. Afinal, era um tema que ela ainda não dominava e não tinha certeza. Então, o próximo passo foi entrar em contato com o Conselho Federal de Farmácia e pedir as informações de modo oficial.

Eles falaram da atuação e eu achei que isso ia me completar, se provando ser um ótimo desafio para aquele momento. E também ia de encontro com a ideia de expandir mais a minha área, aproveitando que a Farmácia permite isso. E foi assim que eu comecei a fazer a Pós”.

farmacêutica esteta

A farmacêutica esteta diz que essa foi uma das melhores escolhas que já fez porque aproveitou das flexibilidades que o mercado de estética e o curso possuem. No caso dela, um curso híbrido, onde as aulas teóricas eram online e a Vivência Clínica em finais de semana.

A plataforma é sensacional. Me atende tanto com o material didático e a questão das aulas no Zoom, além das aulas práticas. Estou super satisfeita em estar aprendendo cada dia mais sobre essa nova área”.

Sheila fala que usar a tecnologia é algo muito viável para os dias atuais e, inclusive, foi um dos pontos mais importantes para impulsionar a escolha dela pelo Curso de Pós-Graduação que ela se inscreveu. “O estudo online e a plataforma fácil proporcionou o estudo para mim”.

O futuro da Farmacêutica Esteta e Hospitalar

Na visão da Sheila, a estética é mais uma área importante para atuação do farmacêutico. Ela tem vantagens como a autonomia e isso pode ser somado no currículo, no dia a dia e nos diferenciais de cada um dos profissionais. Ela aproveitou essa chance.

No meu caso, estou satisfeita com a farmácia hospitalar, mas eu quero complementar e ampliar o meu leque. Assim, nos momentos que eu estiver disponibilidade eu posso atender. Eu fiz a escolha certa”.

Dessa forma, a pouco tempo de se tornar uma Farmacêutica Esteta, ela diz que pretende conciliar os dois trabalhos em um primeiro momento: o hospital e a estética. “E conforme for acontecendo, eu vou vendo o que acho melhor”.

Para este momento, o que realmente importa para ela é ver que existe sim um amplo mercado de possibilidades. “A longo prazo, ainda não pensei nisso. Mas, para mim, é ótimo porque permite mais uma opção: aumento de renda e flexibilidade de atuação”.

A Sheila comenta que uma das conquistas de trabalhar com a estética é justamente a flexibilidade que a área permite. “No meu caso, eu posso conciliar horários e dias alternativos, o que é sensacional para qualquer profissional”.

Outras histórias para se inspirar

Além da Sheila, tem uma farmacêutica esteta que também viu na estética uma chance nova de “aumentar o leque” ou simplesmente mudar o rumo da carreira profissional. Aliás, uma não, são várias. Abaixo, você pode conferir algumas delas.

Depois de 5 anos de formada, Wanessa decidiu mudar a carreira. Como sempre gostou de cosméticos e da área de estética, ela não hesitou e buscou sua especialização.

Quando nem pensava na estética, ela era dona de uma pequena farmácia. Hoje, ela tem uma drogaria e uma clínica de estética. Esse é um resumo da história da Anny.

Ela deixou o salário das grandes redes de farmácias para ganhar o próprio dinheiro, através da estética. Essa é a história da Carolina, que teve coragem para mudar.

nepuga nepuga