A Dra. Elisângela Cardoso é fisioterapeuta e atua com Estética Funcional em Juiz de Fora-MG, onde é especialista e autoridade na área. Ela conta que já trabalhava com Estética desde 1998, mas sentia a necessidade de ir além e por isso escolheu cursar Fisioterapia. 

“Me identifico com o cuidado e com a ciência. Na fisioterapia podia me dedicar com mais profundidade nesse aspecto. Tive filhos muito cedo e precisei de uma área que pudesse ter flexibilidade com meus horários e também nesse aspecto foi importante ser autônoma”, explica. 

Em 2015, ela deu o primeiro passo essencial para que seus objetivos se tornassem realidade, quando escolheu se especializar e fazer sua Pós em Saúde Estética. Atualmente, após sete anos de atuando no mercado, a fisioterapeuta tem seu consultório de Estética Funcional em sua cidade. Conheça a história dela neste Caso de Sucesso.

Fisioterapia: desafios no mercado da Saúde Estética

A Dra. Elisângela conta que decidiu trabalhar com Saúde Estética quando ainda morava em Maceió, no final da década de 90, e enfrentou desafios para se posicionar no mercado.

“Em 1998, a Estética era tida como algo fútil ou um passatempo para quem tinha um espaço em casa e queria fazer uma renda extra. No nordeste era muito mais difícil atuar, então em 2000 me mudei para Juiz de Fora e resolvi recomeçar”, conta a Dra. 

Como não conhecia ninguém e ainda tinha dois filhos pequenos para cuidar, foi mais desafiador ainda. Mas por gostar tanto da área e contar com o apoio do seu esposo, a fisioterapeuta não desistiu e almejava vivenciar a carreira na Saúde Estética, que possibilitaria a flexibilidade de horários que precisava para suas necessidades pessoais, além de garantir uma autonomia financeira. 

Foi então que ela escolheu o Nepuga para realizar sua Pós-Graduação em Saúde Estética. Não estava em seus planos investir numa especialização em dermato funcional, uma vez que ela já tinha muita bagagem nessa área e acrescentaria pouco conhecimento.

“Comecei em 2015, nessa época estava iniciando a abertura de procedimentos minimamente invasivos para outras áreas da saúde. Não atuo com os invasivos porque a fisioterapia ainda não aderiu. Contudo, fiz parte do grupo de trabalho junto ao Conselho Federal de Fisioterapia para legalizar algumas práticas, e isso favoreceu a autonomia para prescrição que conseguimos recentemente”, diz. 

Diferencial como Fisioterapeuta na Saúde Estética

Como uma profissional que busca sempre conhecimentos embasados e respaldados cientificamente, a Dra. Elisângela conta que seu diferencial é ir além da estética comum. 

“Gosto de atuar com prescrição e também sempre tento cuidar do corpo como um todo”, ressalta a Dra. Inclusive, ela aponta que é essencial investir em uma formação adequada e ter curiosidade para aprender sempre mais. 

“São muitas novidades tecnológicas, cosméticas e técnicas, porém existe muito engano, por isso, não pode ter preguiça e buscar várias fontes antes de investir”, explica.

Relacionado ao retorno financeiro, a fisioterapeuta ressalta que é muito bom, entretanto, ela pensa que seria melhor ainda se a fiscalização ocorresse de forma ativa. 

“Todos querem uma fatia da Estética e vejo muitas pessoas sem capacidade e/ou autorização para para fazer alguns procedimentos específicos. Falta bom senso, na maioria das vezes, e isso prejudica o retorno de quem investe. O mercado fica saturado, desqualificado e inseguro”, alerta a Dra. 

Nesse sentido, a Pós-Graduação em Saúde Estética é o melhor caminho para ser especialista no mercado de trabalho, contribuir para um mercado cada vez mais qualificado e se tornar referência e autoridade na área, assim como a Dra. Elisângela Cardoso. 

nepuga nepuga