Muitos cirurgiões-dentistas passam a conhecer as aplicações da Ozonioterapia na odontologia dentro da especialização em HOF. Mas, no caso de Dra. Janice, aconteceu o caminho inverso – primeiro ela conheceu e buscou se aprofundar na Ozonioterapia, e foi a partir dessa prática que ela conheceu a harmonização orofacial e mudou os rumos de sua carreira.

Conheça o começo dessa vivência

Começando do começo, Dra. Janice Lilían Parente de Ávila é de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, e relata que começou na odontologia aos 8 anos de idade, quando brincava de ser dentista, paixão que se estendeu pela vida adulta. Ela se graduou em odontologia e era apaixonada por cuidados com os dentes.

Apesar dessa paixão, um problema de saúde em sua família instigou a mudança nos rumos da carreira de Dra. Janice, determinante para a profissional que ela viria a se tornar. Diante de um problema na saúde de seu pai, a cirurgiã-dentista descobriu a Ozonioterapia como possibilidade de tratar o problema, e logo correu atrás de se especializar na prática.

Com a capacitação na prática integrativa e complementar de Ozonioterapia, ela pôde ajudar no tratamento de seu pai e de tantos outros pacientes até aqui. Possibilidade que só cresceu ao se capacitar também para a realização de procedimentos e práticas de HOF.

Quer saber mais sobre Ozonioterapia? Clique aqui e confira uma matéria dedicada à prática, seus benefícios, resoluções e pareceres orientadores.

A mudança de carreira proporcionada pela harmonização orofacial

Quando encontrou uma Instituição de Ensino que a deu confiança para se capacitar em Ozonioterapia, ela também descobriu a Harmonização Orofacial, que inicialmente resolveu cursar por curiosidade, mas acabou se mostrando um novo brilho em sua carreira.

Na época, ainda não havia a especialização mais completa em HOF como existe hoje, então ela realizou diversos cursos mais rápidos e específicos na área. Atualmente, a Dra. Janice trabalha já há cerca de 8 anos com harmonização orofacial, e se sente realizada com os rumos que sua carreira tomou, nas palavras dela:

“Minha vida deu um 360º e eu sou muito feliz hoje porque eu faço harmonização. A harmonização, ela vem para mim como algo espiritual, é algo que eu encontrei e que me deixa feliz, me faz ser uma pessoa melhor por ver as mudanças que ela traz nas pessoas com quem a gente trabalha.”

Ela completa ainda que a harmonização orofacial permite ao profissional possibilitar transformações emocionantes na vida de seus pacientes, porque é possível auxiliar no tratamento de traumas e retrações que significam muito para as pessoas.

ozonioterapia na odontologia

Por que a especialização em HOF?

Apesar dos anos de experiência e todos os cursos que Janice realizou até aqui, ela está cursando a pós-graduação em Harmonização Orofacial e Cirúrgica. Seu objetivo com mais este passo em sua carreira é obter a certificação exigida pelo Conselho Federal de Odontologia para que ela possa também ministrar e coordenar cursos na área.

Dra. Janice relata que não notou mudanças muito importantes nas práticas corretas em comparação com o que ela sabe desde que começou a se especializar em harmonização orofacial. Como ela mesma aponta, “o que é certo não se modifica”.

Mas, além da busca pela certificação, outro benefício do curso de pós-graduação ressaltado pela Dra. Janice é a possibilidade de troca com seus colegas, docentes e especialistas em formação. Esta troca de experiências é de valia imensurável na formação profissional, já que soma outras perspectivas e vivências valiosas às experiências que cada profissional teve ao longo de sua carreira.

A docente Dra. Cynthia Heckert Brito também relata que a ozonioterapia na odontologia e a harmonização orofacial representaram grandes saltos em sua carreira. Confira aqui.

nepuga nepuga