Projetando sua carreira, ela quer ser especialista em hof antes da graduação em odontologia e sair na frente no mercado de trabalho

Um passo a frente. Assim quer estar a mineira Dyllima de Souza Lopes, que pretende ser especialista em HOF (Harmonização Orofacial e Cirúrgica), antes da graduação em odontologia. No sexto período de odontologia, ela já projeta sua entrada no mercado de trabalho e para isso, se aperfeiçoa em HOF para estar melhor preparada para enfrentar o mercado de trabalho.

Consciente de que a área da saúde era seu destino, desde muito jovem ela queria cursar algo referente ao ramo. Sua ideia inicial era ingressar em medicina, mas com o passar dos anos, ela foi conhecendo outras especialidades e acabou se encantando por odontologia. Segundo ela, cursando o segundo ano do ensino médio, a dúvida sobre qual das duas graduações cursar era grande, mas já ao fim do ensino médio, o desejo por odonto falou mais alto.

Ela comenta também que poderia não ser uma opção cursar medicina até mesmo pelos valores do curso, mas mesmo ao fim do terceiro ano do colegial, quando teve condições de ir para a medicina, optou pela odontologia.

Mudança de cidade e novas expectativas

Para cursar odontologia, Dyllima, natural de Montes Santos de Minas (MG), escolheu a cidade de Ribeirão Preto (SP). Ela conta que em sua família ninguém é envolvido com a área da saúde, e o seu desejo em cuidar do próximo, foi um dos fatores que a fez ingressar no ramo.
Pelo cuidado com o paciente. É algo que gosto muito. Ninguém da minha família é dentista ou médico. Foi algo que surgiu em mim”.

Dyllima está no sexto, de oito períodos da odontologia e comenta que acabou descobrindo a HOF após realizar algumas pesquisas na internet sobre especializações que poderia fazer para agregar ao seu currículo como dentista. Para ela, a HOF é algo novo, e tem muito a crescer, o que a cativou a conhecer mais sobre o procedimento e entrar para o aperfeiçoamento.

Para mim, a HOF é uma coisa muito nova, vejo muito crescimento ainda. No início eu pensava em fazer um curso ou outro para ser uma área complementar, mas com o passar do tempo, comecei a gostar de HOF e decidi por me especializar justamente para conhecer mais”.

Em Ribeirão Preto ela participou de alguns estágios e conta que o que chamou atenção para a HOF foi ver a mudança e a alegria dos pacientes. “A transformação! Participei de estágio em alguns consultórios e vejo que para o paciente não é apenas uma conquista estética. Ela chega com alguma insatisfação e você realiza o procedimento nela e vê a alegria quando ela se olha no espelho, é gratificante. Independente de ser uma coisa estética, ver a transformação e a alegria do paciente é muito bonito”.

SER ESPECIALISTA EM HOF ANTES DA GRADUAÇÃO

Alinhar a odontologia com a hof é vantajoso para o profissional

O profissional que pretende se destacar no mercado de trabalho, deve sempre estar antenado com as novas tendências e preparado para atender os pacientes com as melhores técnicas. É assim que Dyllima pensa. A intenção de realizar o aperfeiçoamento ainda durante a graduação em odontologia é justamente para estar melhor preparada para a vida profissional após a conclusão.

Tenho interesse em me especializar em implantes, acredito que vai casar muito bem a harmonia do sorriso com o restante do rosto”.

Um bom profissional também compreende as necessidades do paciente. Não apenas realizar o procedimento, mas entender o que a pessoa busca ver ao fim do processo. Dyllima acredita que o fato dela possuir qualificação para cuidar do sorriso e de detalhes do rosto do paciente, pode facilitar seu desempenho como odontologista esteta.

Durante meus estágios, já ouvi de dentistas que é necessário que o paciente esteja com um sorriso bonito, afinal, não adianta ter um lábio preenchido, mas o sorriso não está harmonioso. Então acredito que seja um casamento, em cada espaço que você melhora, verá um resultado melhor”.

“Estética não é superficialidade. estética também é saúde”

Há quem possa não dar os devidos créditos ao que os procedimentos estéticos fazem na vida das pessoas, mas Dyllima vai à contramão desse pensamento. Para ela, ao realizar qualquer modificação a pessoa está cuidando também da sua saúde. Os efeitos que uma harmonização facial, um clareamento nos dentes ou qualquer outro procedimento pode causar a autoestima do paciente, são inúmeros.

Passar por algum tipo de transformação que outras pessoas considerem apenas estética, mas que ao olhar no espelho e ver o resultado de um clareamento nos dentes, ou de um rosto bem definido, é algo que melhora a sensação de bem-estar”, e continua. “Desde que você esteja bem consigo mesma, você está bem com todo mundo”.

DYLLIMA 6 de 14

Caminhos do aperfeiçoamento e projetos para a carreira

Com o intuito de melhorar seu desempenho e entrar no mercado com qualificação, Dyllima foi para a internet procurar pós-graduações, e em sua pesquisa ela encontrou a especialização em HOF no Nepuga. “Eu sou muito ansiosa (risos). Um dia decidi procurar por pós-graduação em HOF e encontrei o site do Nepuga. É um momento importante para mim e eu começando agora, serei especialista antes de quem espera concluir a graduação para iniciar. O mercado é grande, tem espaço para todos, mas darei o meu melhor”.

Dyllima acredita que terá uma carreira promissora. Ela sabe dos obstáculos que irá enfrentar, mas com muita dedicação pretende abrir sua clínica e poder atuar tanto com odontologia, quanto com Harmonização Facial. Para ela, a ideia de alinhar às duas áreas é o que a fará feliz.

Temos desafios, isso é normal, mas estou pronta para encarar cada etapa. Pretendo abrir minha clínica, ainda não sei qual cidade, mas estou procurando possibilidades em diversas cidades. Vou trabalhar com odontologia, mas a harmonização será algo muito recorrente no meu dia a dia. Espero atuar bastante com os dois”.

Sobre a felicidade em fazer o que mais gosta, ela ressalta que o retorno financeiro é bom, mas não deve ser o único foco. “O retorno financeiro é um fator de peso, mas não o principal, afinal trabalhar com algo que não gosta e ser bem remunerado, não compensa. O importante é estar feliz e tenho certeza que estou no caminho certo”.

Para alcançar seus objetivos, Dyllima não espera o tempo acontecer e vai atrás dos seus sonhos. Atualmente ela realiza um aperfeiçoamento em HOF e segue o caminho de sucesso com diversos outros profissionais que também optaram por realizar o aperfeiçoamento mesmo antes de concluir a graduação.

nepuga nepuga