Conhecendo um pouco mais sobre a trajetória dela, você vai perceber que ela só retomou o entusiasmo pela profissão quando viu que poderia trabalhar com estética sendo farmacêutica.

Desde que começou sua jornada profissional, a Dra Bárbara Ribeiro já tinha um brilho nos olhos, um brilho direcionado a área da estética. Tanto é que ela iniciou na graduação em estética e cosmetologia, mas acabou trancando a matrícula devido a um direcionamento externo, que a levou a cursar farmácia.

Acontece que havia muito incentivo para dar continuidade aos negócios de drogaria da família, principalmente por parte de seu pai, quem mais a Bárbara lembra quando fala sobre a situação, “a gente já está no ramo, vai ser mais fácil para você”, recomendava o pai.

Então Bárbara seguiu os conselhos da família, mas sem nunca deixar de ser apaixonada pela área da estética. Foram 4 anos de graduação, anos muito suados, segundo o que ela conta.

Trabalhar com estética sendo farmacêutica é possível!

Ao longo da graduação em farmácia, porém, ela começou a entender melhor suas possibilidades dentro da área, e, pesquisando mais sobre sua abrangência, assistiu o crescimento da especialidade em estética, tanto entre farmacêuticos quanto em outras áreas de formação e atuação dentro da saúde.

Ir para a área que sempre quis começou a se desenhar como possibilidade, e a se concretizar quando ela continuou estudando, agora com dedicação à especialidade que ela realmente gosta.

A realização profissional veio quando ela descobriu que poderia trabalhar com estética sendo farmacêutica.

Empreender na área também é possível

Bárbara conta que realizou um curso na área, mas acabou não tendo uma experiência muito positiva trabalhando para outras pessoas em uma clínica de estética. Assim, percebeu que queria empreender, e a pós-graduação em farmácia estética veio como meio de buscar essa autonomia.

Para ela, é uma questão de gerenciar sua carreira da maneira que mais faz sentido. Na pós, ela está desenvolvendo as habilidades e competências necessárias para colocar em prática sua visão, tanto de negócios, como de protocolos e maneiras de atender seus pacientes.

Sobre o próprio futuro na estética, a Bárbara tem bastante clareza: “Eu não quero ser reconhecida mundialmente, nada disso, mas eu quero ser reconhecida pelos meus pacientes, eu quero ser reconhecida pelas pessoas ao meu redor, e eu quero fazer diferença na vida dessas pessoas. Então, eu quero melhorar a autoestima dessa pessoa e a vida dela, é isso que eu tenho vontade.”

A diferença entre os direcionamentos de carreira

Por enquanto, ela segue trabalhando na drogaria da família, onde já está presente há 9 anos, – os últimos 2 como farmacêutica – então ela tem uma noção bastante completa de como é a rotina dentro de uma drogaria.

Para ela, a principal diferença entre as carreiras em farmácias e na estética é o público: de uma lado, pessoas angustiadas com a própria saúde, do outro, pessoas em busca de mudança, contentes com a possibilidade de mudar e cuidar de si.

É por isso que ela é tão apaixonada pela área da estética: sua paixão vem do potencial de transformar a vida das pessoas.

Essa farmacêutica desistiu das drogarias para atuar com a sua clínica – #farmáciaestética

Ela acredita inclusive que não se trata de uma mudança através dos procedimentos, mas por meio da busca pelo cuidado, de se olhar com carinho e mudar de dentro para fora. São palavras dela a este respeito: “Quem não quer olhar no espelho e se achar bonita? O bonito vai muito além, vai de dentro para fora. Então, se você começar a se cuidar, se olhar no espelho e se achar mais bonita, isso é para a vida inteira.”

Suas palavras revelam o carinho que ela tem pelo caminho profissional que escolheu seguir. É com este carinho e dedicação que está se formando, para benefício de todos os pacientes que tiverem a oportunidade, mais uma profissional da saúde estética apaixonada pelo que faz.

nepuga nepuga