Um certificado pode ser apenas um documento, assim como um curso pode se limitar ao cumprimento de protocolos de uma grade preestabelecida. Mas este está muito longe de ser o caso para a turma que acabou de encerrar a pós-graduação em Harmonização Orofacial e Cirúrgica. É um ciclo de muita dedicação que forma especialistas em HOF.
Foram 12 meses de muita dedicação, de um aproveitamento realmente revolucionário para a carreira dos cirurgiões-dentistas que escolheram se tornar especialistas em estética para além do sorriso.
Todos os que realmente se dedicaram tiveram a oportunidade de lidar com pacientes reais, junto de professores e responsáveis técnicos altamente capacitados, e obtiveram mudanças visíveis nas próprias habilidades, na própria confiança. Realmente estão saindo da pós munidos da segurança para atuar, para realizar com autonomia os procedimentos aprendidos.
Tanto é que grande parte dos formandos de HOF já estão se dedicando à estética facial nos próprios consultórios, e com isso obtendo retorno financeiro expressivo.
Um momento para ser comemorado
É claro que este último período precisava ser especial. No último domingo, os pós-graduandos foram surpreendidos com uma comemoração preparada com muito carinho. Confira os registros a seguir:
Na oportunidade, a Dra Ana Carolina Puga também esteve presente, e aproveitou para parabenizar todos os presentes por sua dedicação. Falou também sobre os processos envolvendo a concepção e realização da Pós-Graduação em HOF, mencionando que o curso mudou muito até obter a forma efetivamente colocada em prática.
As experiências com a turma que pós-graduanda certamente serão utilizadas para aprimorar ainda mais o curso. Nesse contexto, Dra Ana deixou um recado que serve também para a carreira dos profissionais que acabam de ser tornar especialistas junto ao Nepuga:
“Adoro feedback. Até mais negativo do que positivo, porque nos dá a oportunidade de crescer. Espero que vocês sejam assim também no consultório de vocês. Porque vocês lidar com pessoas, e no feedback o que você recebe das pessoas tem que servir de trampolim para alcançar seu objetivo, nunca de âncora para te afundar.”
Breve retrospectiva dos módulos mais importantes da pós de HOF
Para um momento de encerramento como o presente, é importante lembrar de tudo o que se passou, e perceber de forma mais completa o todo, reparando que todas as evoluções e mudanças foram parte de um processo.
Ozonioterapia
Assim, nesta turma o primeiro período de vivência clínica foi como uma preparação para tudo o que viria. A partir das práticas com Ozonioterapia, os pós-graduandos aprenderam formas de lidar com possíveis intercorrências, além de uma ferramenta poderosa para promover a assepsia de tecidos.
Toxina e Preenchedores
O módulo seguinte foi o de toxina e preenchedores, que estão entre os procedimentos mais procurados na estética. Com muitas oportunidades de praticar e obter mais segurança, este módulo logo rendeu novas oportunidades para a captação de pacientes e suprimento de demandas já presentes nos respectivos consultórios.
Injetáveis
Além do módulo específico dedicado a preenchedores e toxina botulínica, houve ainda diversas oportunidades para aprimorar técnicas específicas. Especialmente durante o módulo seguinte – mais dedicado a bioestimuladores de colágeno e fios de PDO – durante este módulo, percebeu-se a necessidade de ainda algum espaço para desenvolver técnicas avançadas com preenchedores, e assim foi feito.
E as outras práticas deste período também foram de muito aproveitamento, com vários pacientes reais presentes para usufruírem de bioestimuladores de colágeno e fios de PDO. Na ocasião, os pacientes relataram muito conforto entre os pós-graduandos e, apesar de os resultados reais tomarem tempo para se mostrarem, já expressaram satisfação diante dos resultados preliminares.
No mesmo período, houve ainda um dia todo dedicado a aparelhos tecnológicos, com ultrassom microfocado, radiofrequência com luz de led, lasers e eletro cautério. O destaque foi dos aparelhos mais em alta no mercado: o Ultraformer III e o Lavieen.
Procedimentos Cirúrgicos
E então chegou o período mais aguardado, o de procedimentos cirúrgicos, o qual foi muito bem aproveitado, contando com muitos pacientes para realizar lipo de papada mecânica, bichectomia, lifting cervical e de temporal. Tais procedimentos demandam ainda mais cautela, por serem invasivos e proporcionarem resultados permanentes.
Um dos maiores destaques da prática cirúrgica com finalidade estética que os cirurgiões-dentistas podem executar é o investimento reduzido em relação a outros tipos de procedimentos, por conta do alto investimento em substâncias preenchedoras, bioestimulantes, entre outras.
Então, diferente dos procedimentos estéticos de resultados permanentes, para a realização de procedimentos estéticos cirúrgicos é preciso um investimento inicial maior em equipamentos duráveis.
Já cobrimos detalhes sobre o módulo cirúrgico em outros textos aqui no blog, detalhando mais sobre procedimentos; reunimos também o relato de evolução dos pós-graduandos e falamos de cada um dos módulos.
Se, apesar da responsabilidade destes procedimentos, os cirurgiões-dentistas relataram segurança nas aulas e estão agora conseguindo executar também fora do ambiente da sala de aula, com os próprios pacientes. Ou seja: aproveitamento completo do módulo mais aguardado pela turma de HOF.
A última vivência clínica
Nos últimos dias 26 e 27, aconteceu o período de vivências que encerrou o curso, dedicado à prática de PRP e PRF. Os formandos conseguiram colocar em prática, assim, mais um procedimento com diferentes finalidades, que se destaca por não demandar o investimento com substâncias de alto valor, já que se utiliza o sangue do próprio paciente.
Outro benefício desses procedimentos é a possibilidade de atender um público que tem a curiosidade de realizar harmonização facial ou preenchimentos mais específicos, mas tem receio de como os resultados vão ficar, uma vez que um preenchimento utilizando Plasma Rico em Plaquetas tem uma duração reduzida.
Além disso, o plasma ainda é bioestimulante e pode ser utilizado em protocolos associados a microagulhamento, para uniformizar a pele e reduzir poros aparentes, além de amenizar cicatrizes e estrias.
Especialistas em HOF: Muito mais do que um papel enquadrado na parede
Relembrar um pouco de cada uma dessas etapas é reconhecer todo o caminho percorrido até aqui, mediante toda a dedicação de cada um dos pós-graduandos, agora efetivamente especialistas em HOF.
Todos os pacientes, docentes e funcionários fizeram parte da construção dos especialistas agora formados, que merecem se orgulhar pela conquista alcançada.
Todo o tempo, energia e recursos fizeram parte da qualidade de atendimento presente em cada consultório, expressa em cada uma das carreiras e vidas impactadas por essa formação. Não é do dia para a noite, não é apenas um papel enquadrado na parede, é uma janela que se abre para a mudança de vida.
Harmonização Orofacial e Cirúrgica|Institucional