Biologia Estética: uma certeza em meio a dúvidas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Como muitos já sabem, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) autorizou os biólogos desde dezembro do ano passado a atuarem no ramo de Biologia Estética e isso mudou os rumos da vida de muitos profissionais do setor. 

 

O Dr. Kassiano dos Santos Sousa é formado em biologia, doutorando pela USP, trabalha com pesquisas, ministra palestras e aulas e, ainda assim, procurava algo a mais.

 

Então, logo após sua categoria ser habilitada a trabalhar com Estética, ele decidiu incrementar sua formação realizando uma especialização na área, trazendo mudança de vida e um novo olhar para a profissão.

 

Conheça a história dele neste artigo.  

 

Biólogo Esteta, neurocientista e pesquisador 

Em janeiro de 2021 o Dr. Kassiano já estava se matriculando na Pós-Graduação em Biologia Estética. O biólogo conta que, em meio a pandemia, procurou se autoconhecer e se reinventar de alguma forma.

 

“Muita coisa mudou e a biologia estética surgiu para mim quase como um chamado em um momento de muitas dúvidas sobre o futuro. Em meio a tantas dúvidas, ela surgiu como uma certeza”, revela. 

 

Afinal, quem nunca sonhou com o que queria ser quando crescer? O Kassiano, desde criança, sonhava em ser o biólogo marinho que via nos programas de TV. 

 

“Então não pensei duas vezes na hora de marcar biologia no meu primeiro vestibular e deu certo”, conta. Só que enquanto cursava, viu que a biologia era muito maior do que imaginava. 

 

Conheceu outros mundos além da biologia marinha, como a anatomia, farmacologia e fisiologia, área em que está finalizando seu doutorado. “Sempre gostei de atuar em laboratório, pesquisas e dar aulas. Porém, sempre senti que faltava algo, sabe?”, revela. 

 

No meio da graduação, o Dr. Kassiano conta que já gostava muito das áreas de saúde, por isso escolheu seguir na fisiologia. Mas era a área da estética que sempre o cativava. 

 

“Só após o Conselho de Biologia reconhecer e regulamentar a habilitação em estética para biólogos, então passou a ser uma realidade para mim”, explica.

biologia estética

Pós-Graduação em Biologia Estética: experiência e planos

Dr. Kassiano começou sua pós já em esquema híbrido, realizando as aulas teóricas online e as práticas presenciais. 

 

“A experiência para mim está sendo ótima. Com as teorias online posso adequar melhor ao meu horário de trabalho atual, bem como fico com o material pra estudar e relembrar sempre que achar necessário. Assim, já vamos para as práticas focados, dá para aproveitar bem mais o conteúdo e apenas praticar o dia todo”, comenta.

 

Como grande parte dos profissionais que vão para a área da Saúde Estética, o pesquisador conta que pretende empreender no setor. “Acabando a pós-graduação pretendo sim abrir meu espaço, já estou em contato com outros profissionais da área e temos vários projetos em mente. O futuro é empolgante!”, conta.

 

O Dr. Kassiano diz que pretende se especializar cada vez mais em harmonização facial e corporal, como aplicação de botox, preenchedores e bioestimuladores. 

 

“Mas sem esquecer jamais do básico, que proporcionar uma pele saudável vai muito além de um valor estético, é questão de saúde física e emocional.”

 

Além disso, também pretende continuar dando aulas e atuando como pesquisador. Pois em seu propósito ele acredita que tão importante quanto adquirir conhecimento, é repassá-lo adiante. “Conhecimento parado some, evapora. Conhecimento passado, transborda!”

 

Inclusive, o doutor, pesquisador e agora biólogo esteta ressalta que a área de estética é incrível, pois tem muito a agregar para sua categoria. 

 

“Além de termos conhecimento nas áreas de fisiologia, anatomia, farmacologia, biologia celular e bioquímica (conhecimentos indispensáveis para quem quer seguir na área), nós aprendemos como isso tudo se integra naturalmente ao indivíduo e em sua relação com o meio, ou seja, desenvolvendo o equilíbrio ao corpo, nós atacamos diretamente a causa do problema. É essa a relação natural das coisas”, conclui.

nepuga

Tenha acesso a todos os vídeos e conteúdos do nosso Curso Online

Matricule-se mais abaixo para continuar assistindo